Normalmente quando estamos com a menstruação atrasada, as primeiras perguntas que nos vem a cabeça é:
O que pode ser? Será que estou grávida?
A verdade é que menstruação atrasada nem sempre está relacionada a gravidez, ela pode ocorrer por diversos motivos.
Quando estamos na puberdade, e os nossos cíclos menstruais começam a surgir, é normal que tenhamos cíclos menstruais desregulados.
Quando começamos a nos desenvolver e passamos da nossa adolescência, o nosso cíclo menstruação começa a ter um ritmo normal. E com o passar do tempo, quando já estamos na nossa fase adulta, após ter passado dos 40 anos, o nosso cíclo menstrual começa a atrasar, também conhecido como menopausa.
Também há os casos em que após mantermos uma relação sexual e amenstruação não descer. Nesses casos você pode fazer um teste de farmácia, e caso ele seja negativo pode ser outros fatores que estão causando esse atraso, como por exemplo o stress, medicação, alterações emocionais, depressão, etc. Se estes últimos fatores forem o seu caso, é aconselhável que você consulte o seu médico.
A menstruação é o sintoma fisiológico do período fértil da mulher e só ocorre quando não há a fecundação do óvulo. Em condições normais e não havendo nada que atrapalhe o ciclo feminino, a menstruação ocorre em média de 28 em 28 dias e dura de 3 a 7 dias. Este ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação, onde ocorre a produção exclusiva de estrogênio pelo ovário e, então, a ovulação. Após isto, se inicia a fase lútea, onde ocorre a produção de progesterona. A ovulação ocorre cerca de duas semanas antes do início da próxima menstruação.
Toda mulher apresenta um ciclo menstrual que nem sempre funciona regularmente, podendo ocorrer adiantamentos ou atrasos na menstruação. Essa condição é, de certo modo, natural. Em certos períodos, as mulheres passam por mudanças no corpo e nos hábitos do dia-a-dia, ou até mesmo situações psicológicas e emocionais intensas, e tudo isso pode desencadear uma confusão hormonal que acaba por provocar o atraso na menstruação.
Causas
Alguns problemas que afetam a saúde feminina podem causar o atraso, ou até mesmo a ausência da menstruação. A amenorréia, por exemplo, é caracterizada pela falta de menstruação, causada por estresse ou até mesmo tumores no útero. Outra doença que interfere no ciclo menstrual é a Fibrose uterina, uma espécie de tumor que se desenvolve na mulher ainda na idade fértil.
O uso indiscriminado de remédios também pode atrasar a menstruação, por isso a automedicação não é aconselhável em hipótese alguma, pois dependendo do medicamento, seu uso pode interferir no bom funcionamento do organismo, chegando a causar até mesmo até graves problemas. O uso de alguns anticoncepcionais também pode causar este atraso e por este motivo é necessário procurar orientação médica, no caso, de um ginecologista, sobre qual anticoncepcional tomar. Ele saberá lhe indicar o melhor método contraceptivo de forma que seu organismo o receba bem.
O próprio início da menstruação também causa o seu atraso, uma vez que quando a mulher começa a menstruar, o funcionamento de seu aparelho reprodutor acaba ficando desregulado, demorando cerca de 2 anos para se estabilizar.
Há ainda outro problema que pode desencadear os ciclos menstruais irregulares e infrequentes: a oligomenorréia. Assim como a amenorreia, a oligomenorréia não é uma doença, e sim o sintoma de alguma condição. Por exemplo, é comum que muitas mulheres com a síndrome dos ovários policísticos possam ter oligomenorréia.
As mulheres que tem a chamada Insuficiência Ovariana Prematura também podem ter a menstruação irregular, ou nem menstruar, já que este problema consiste na incapacidade dos ovários em manterem seu funcionamento normal em mulheres com menos de 40 anos de idade.
Outras causas para o ciclo menstrual desregular são a Endometriose e a Dismenorréia. A primeira ocorre quando tecidos que geralmente crescem dentro do útero passam a crescer fora dele. Este problema pode causar dor antes e durante os primeiros dias do ciclo menstrual, e até mesmo a infertilidade em torno de 30 a 50% das mulheres que apresentam a Endometriose. A Dismenorréia também se caracteriza por menstruação dolorosa, incluindo cólicas severas. Geralmente esta condição não é séria, embora possa ser causada por alguma infecção, endometriose ou cisto no ovário.
Sintomas
A menstruação irregular causa muitos transtornos para a mulher, como fortes dores na região abdominal, náuseas, dores de cabeça, dores nas costas, indisposição e irritabilidade. O mau funcionamento dos hormônios acaba afetando diretamente o sistema nervoso das mulheres, causando sintomas semelhantes aos da famosa tensão pré-menstrual, ou TPM. Dessa forma, a mulher que sofre de menstruação irregular acaba se irritando facilmente, apresentando alto grau de nervosismo, além de instabilidade emocional e alta sensibilidade.
O que fazer
Quando a menstruação atrasa, é comum pensar em gravidez, e esta possibilidade não deve ser afastada, por isso, em caso de suspeita, é aconselhável fazer o exame de sangue que indica gravidez em laboratórios, ou mesmo os testes de gravidez vendidos em farmácias, que são rápidos e higiênicos, apesar de não serem 100% eficientes. Se a gravidez for constatada, procure o seu ginecologista imediatamente. Ele saberá como melhor te ajudar e orientar.
Mas, como vimos acima, menstruação atrasada não significa necessariamente gravidez. Há vários outros problemas e condições, até mesmo naturais, que configuram o ciclo menstrual irregular. Em todos os casos, é necessário procurar um ginecologista para indicar o melhor procedimento para se tratar a menstruação irregular e amenizar os seus sintomas. Geralmente, o tratamento para o ciclo menstrual irregular, seja por qualquer razão – exceto em caso de gravidez – é o uso controlado de anticoncepcionais, que só podem ser utilizado com orientação médica, pois alguns destes medicamentos provocam efeitos colaterais que podem ser incompatíveis com o seu organismo.
Em todo o caso, é imprescindível o diagnóstico de um profissional para definir a causa específica do atraso da sua menstruação, e dessa forma, indicar o melhor tratamento para regular o seu ciclo menstrual.
Blog de Deusa / explicaki
Nenhum comentário:
Postar um comentário