sexta-feira, 12 de maio de 2017

Descubra as gorduras saudáveis que não engordam Existem diferentes tipos de gorduras saudáveis que, em vez de prejudicar nossos esforços para perder peso, podem até ajudá-los. Conheça suas principais fontes e não deixe de incluí-las e seu dia a dia.

Descubra as gorduras saudáveis que não engordam

Na busca por uma dieta saudável e sem excesso de calorias, muitas pessoas cometem o erro de eliminar 100% das gorduras que os alimentos trazem, pelo mito existente de que estes nutrientes somente engordam. Mas e as gorduras saudáveis?
É verdade que existem certos tipos de gorduras que causam danos ao nosso organismo e que os excessos podem nos fazer ganhar alguns quilos, no entanto, é importante saber que existem diferentes tipos de gorduras saudáveis que devem ser incluídas com moderação na dieta e que, ao invés de engordar, trazem importantes benefícios para a saúde.

O que devemos saber sobre os produtos com pouca gordura

gorduras-prejudiciais
Antes de conhecer as gorduras saudáveis que não engordam, é muito importante ter clara a diferença entre estas e os famosos produtos com “teor reduzido de gordura” ou “light”.
Os produtos baixos em gordura se popularizaram nos últimos anos e foram incorporados na dieta de muitas pessoas que acreditam que são saudáveis somente pelo fato de terem estas embalagens. No entanto, poucos consumidores sabem que este tipo de produto somente apresenta menos quantidade de gorduras do que um produto regular, mas no lugar delas, apresentam mais açúcar e conservantes que não são nada bons para a saúde. Por isso, os produtos light que são vendidos nos mercados não são uma boa opção, especialmente se você quer perder peso.
Por outro lado, as gorduras saudáveis são essenciais para o nosso bem-estar e, inclusive, são um grande apoio para o emagrecimento. Este tipo de gordura é necessária para a correta absorção de vitaminas tais como a A, D, E e K, que são lipossolúveis.

As 5 gorduras saudáveis que não engordam

Estas 5 gorduras saudáveis são ideais para a nossa dieta e para nos sentirmos bem. Podemos introduzi-las como uma alternativa a outro tipo de gordura e descobrir que realmente são um apoio para a saúde.

Óleo de coco

óleo de coco é uma gordura saudável com múltiplas propriedades para a saúde. Até alguns anos atrás pensava-se que era um tipo de gordura ruim para o organismo, já que é composto por gorduras saturadas. Porém, as pesquisas demonstraram que a gordura saturada no óleo de coco é diferente daquela de origem animal, já que neste caso são triglicerídeos de cadeia média, que são metabolizados facilmente e são utilizados como energia pelo corpo.
Determinaram também que o óleo de coco possui propriedades antimicrobianas, antibacterianas e anticancerígenas, além de melhorar a digestão, ser bom para a absorção de nutrientes, prevenir a diabetes e problemas cardiovasculares.

Oleaginosas

oleaginosas
As oleaginosas são carregadas de nutrientes impressionantes, gorduras saudáveis e proteínas, essenciais para ter uma boa saúde e perder peso de forma saudável.
Este alimentos contêm ácido alfa-linolênico, um tipo de ômega-3 saudável para o coração. Além disso, ajuda a controlar os níveis de colesterol e previne problemas do sistema cardiovascular. As oleaginosas contêm um aminoácido chamado L-arginina, que fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde do coração e previne doenças. Por outro lado, a fibra ajuda a reduzir os níveis de colesterol e glicose, enquanto a vitamina E é um poderoso antioxidante.

O abacate

Este fruto tão saudável e delicioso é rico em óleos essenciais e gordura saudável que traz importantes benefícios para o organismo. Contêm um importante antioxidante chamado glutationa, que possui a capacidade de desintoxicar o corpo, eliminar os metais pesados e combater os radicais livres. Além disso, traz ácido fólico, vitamina E, e outros importantes nutrientes.

Sementes

sementes-girassol
As sementes são uma fonte vegetal significativa de ácidos graxos ômega-3, vitamina E, fibras benéficas e proteínas. Além disso, contêm minerais tais como o magnésio, selênio e zinco. Estes nutrientes ajudam a melhorar a saúde do coração e previnem muitas doenças.
Entre as sementes recomendadas encontramos:

Azeite de oliva

O azeite de oliva é um dos melhores aliados no preparo de nossos pratos e de nossa saúde. É um tipo de gordura saudável alternativa que podemos utilizar para temperar carnes e verduras, preparar saladas e temperos, assados, entre outros. Caracteriza-se por seu alto teor de gorduras monoinsaturadas e antioxidantes como a clorofila, carotenoides e vitamina E.
Suas propriedades o tornam ideal para reduzir a pressão arterial, prevenir o câncer, combater a diabetes, e inclusive manter um peso saudável.




      Blog de Deusa / melhor com saúde




Postar um comentário