sexta-feira, 12 de maio de 2017

Os perigos de usar roupas muito apertadas Você sabia que as roupas muito apertadas podem desencadear diferentes problemas de saúde, como a retenção de líquidos, a má digestão e até dores musculares?

Os perigos de usar roupas muito apertadas

Sabemos que as roupas apertadas marcam nosso corpo, nos permitem exibir nossos atributos e podem fazer com que nos sintamos mais autoconfiantes.
No entanto, usar peças muito justas pode trazer certos perigos para a nossa saúde. Neste artigo contamos quais são algumas das consequências de usá-las em nosso dia a dia.

Os riscos de usar roupas muito apertadas

Embora pensemos que este problema só afeta as mulheres, a verdade é que cada vez mais os homens se preocupam com sua aparência e usam roupas justas para marcar o corpo.
Estas peças podem prejudicar a postura, a circulação, e até a fertilidade. Alguns dos perigos deste hábito são:

Infecções

O problema mais comum nas mulheres que usam roupas muito apertadas é ter uma infecção vaginal.
  • Isso se deve ao fato de que os tecidos usados para confeccionar calças ou calcinhas não permitem que a pele respire como deve.
  • As bactérias e a umidade, em níveis maiores do que o normal, provocam uma alteração no pH vaginal, e assim gera uma infecção.

Falta de circulação sanguínea

Quando a roupa está muito justa, não permite uma circulação normal do sangue. Isso acontece principalmente nas pernas, ao usar calças durante muitas horas.
Também pode ser perigoso se as peças apertam a região abdominal. A dormência, a sensação de cansaço e o inchaço nas extremidades são frequentes.

Varizes

Varizes por causa de calças apertadas
Se tivermos o hábito de usar calças “skinny” durante muito tempo as veias se comprimem cada vez mais e não podem cumprir sua função de bombear sangue ao coração.
Além disso, elas se deformam e provocam as tão conhecidas varizes.

Problemas de postura

Algumas mulheres usam peças de tamanho menor do que as adequadas para se verem mais esbeltas ou por um simples capricho.
Os vestidos, as blusas e os sutiãs muito apertados machucam as costas e afetam a coluna vertebral. Também podem causar posturas incorretas nos ombros, pescoço e cabeça.

Má digestão

Se você usa roupas muito apertadas, certamente se sentirá incômodo depois de comer. Muitas vezes optamos por abrir a calça ou afrouxar o cinto para que não “explodam” embaixo da mesa.
Além de recomendar que não consuma alimentos exageradamente, é necessário escolher peças mais soltas, já que, se não fizer isso, sua digestão será afetada.
Lembre-se de que logo depois de comer o estômago se dilata e precisa de espaço. Do contrário, sofrerá de acidez, refluxo ou até enjoos.

Dificuldades para respirar

Se a roupa é justa demais no peito, os pulmões e o diafragma são os principais afetados, já que não conseguem se expandir como deveriam.
Quando o sistema respiratório não funciona corretamente, o organismo não consegue eliminar o dióxido de carbono e as células envelhecem de forma precoce.
Por isso, nada de sutiãs, camisas, ou camisetas que pressionem o tronco.

Celulite

Celulite por causa do uso de roupas apertadas
Embora a roupa apertada não vá causar, sozinha, a celulite, a verdade é que este hábito pode ajudar a piorar o quadro.
A celulite se forma pelo acúmulo de gorduras nos tecidos, principalmente dos glúteos e das pernas.
Quando a derme não tem lugar para se mover confortavelmente, não tem a possibilidade de eliminar as toxinas.
Se você sofre com estes furinhos incômodos, preste atenção às calças que vem usando.

Problemas nervosos

Os jeans muito apertados causam uma síndrome chamada meralgia parestésica, que se caracteriza por intensos formigamentos nas pernas (principalmente nas coxas e glúteos) e por uma sensibilidade na região.
Tenha cuidado se você precisa passar muitas horas com a mesma calça.

Dores musculares

As roupas coladas ao corpo limitam a liberdade para realizar certos movimentos e fazem com que nos sintamos incômodos.
Podemos caminhar como “robôs” ou manter posturas inadequadas que depois causam dores musculares, tensões ou sensação de sobrecarga em diferentes partes do corpo.

Prisão de ventre

Muitas vezes colocamos a culpa de não conseguirmos ir ao banheiro nas refeições que fazemos. No entanto, esta não é a única razão.
Talvez as roupas que você usa estejam piorando a situação. Quando uma calça ou saia aperta demais, os intestinos não podem realizar o seu trabalho e podemos sofrer de gases e prisão de ventre.

Retenção de líquidos

Mulher com dedo machucado
As roupas muito apertadas causam inchaço nas panturrilhas e pernas porque não permitem que o sistema linfático trabalhe como deveria.
A retenção de líquidos não apenas pode se apresentar por comermos muito sal ou não bebermos água suficiente, mas também por usarmos calçar muito coladas ao corpo.

Conselhos para não usar roupas muito apertadas

Agora que você já sabe quais são as consequências de usar peças muito justas, é o momento de olhar o seu guarda-roupa e evitar as roupas que podem causar problemas de saúde.
  • Se você gosta de usar calças coladas ao corpo, escolha as de malha, que são mais leves e não apertam tanto.
  • Compre roupas do seu tamanho e não se deixe levar pelos números das etiquetas. Muitas vezes “esconder” é melhor do que “mostrar”.
  • Quando for escolher roupas íntimas, opte por peças de algodão para que a região possa respirar e transpirar sem risco de provocar infecções.
  • Se você precisa passar muitas horas usando a mesma roupa (por exemplo, no trabalho) escolha peças cômodas e não apertadas. Seu dia será muito mais prazeroso.




      Blog de Deusa / melhor com saúde





Postar um comentário