quinta-feira, 4 de maio de 2017

O que trabalhar com crianças do Jardim I (4 a 5 anos)

                         


O que trabalhar com crianças do Jardim I (4 a 5 anos)



JARDIM I 

PORTUGUÊS


♥ OBJETIVO
1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação

 viso-motora.

2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e 


fim).

3. Desenvolver Orientação espacial.


♥ CONTEÚDO 

► Coordenação viso-motora:
1. Desenho livre.

2. Labirinto.

3. Pintura.

4. Recorte e colagem.

5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.

► Percepção visual:
1. Cor.

2. Forma.

3. Tamanho

4. Detalhes.

5. Complementação de figuras.

6. Letras (a, e, i, o, u).

· Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, 


mais novo, primeiro e último.
· Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em 


baixo, na frente, atrás, alto, baixo, perto e longe.


♥ Metodogia:
Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas. Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas. 


♥ AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária 

da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre. 


MATEMÁTICA 

♥ OBJETIVO

Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações 

entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande,

 pequeno, tamanho, cor, forma, etc. 

Desenvolver o conceito numérico através da expressão 


verbal e gráfica.Desenvolver a noção de diferente 

medidas em relação aos objetos e ao tempo. 

♥ CONTEÚDO

► Estruturas lógicas:
1. Discriminação (semelhanças e diferenças).

2. Comparação.

3. Identificação.

4. Conjuntos.

5. Correspondência.

6. Cores.

· Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, 


retângulo).
· Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, 


pouco, cheio e vazio).

► Medidas:

1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, 


grosso e fino).

2. Distância entre os objetos (longe, perto).


3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).

4. Massa (leve, pesado).

5. Temperatura (quente, frio).

6. Som (alto, baixo).

7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, 


ontem e amanhã).


♥ Metodologia:

· Através do uso de material concreto e/ou dourado que

 promovam a discriminação.
· Através do uso de material concreto onde a criança


 consiga visualizar e conceituar a contagem dos 

objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas. 

· Através de material concreto que permita 


visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala. 

♥ AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre. 


ESTUDOS SOCIAIS 


♥ OBJETIVO

1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de 

sua família, reconhecendo sua importância e valor que 

possui em casa. 


2. Desenvolver socialização.

3. Identificar os meios de transportes que circulam em 


nosso país, relacionando-os com o trânsito.

4. Identificar os meios de comunicação existentes em 


nosso país.

5. Identificar diferentes profissões, bem como sua 


importância para economia familiar e do país.

6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira.

♥ CONTEÚDO 

· Eu/Família/Casa.

· Escola

· Meios de Transporte/Trânsito.

· Meios de Comunicação.

· Profissões.

► Datas Comemorativas:


1. Carnaval.

2. Páscoa.

3. Dia Nacional do Livro Infantil.

4. Dia do Índio.

5. Dia do Trabalho

6. Dia das Mães.

7. São João.

8. Dia dos Pais.

9. Dia do Soldado.

10. Folclore.

11. Independência.

12. Dia da Árvore.

13. Primavera.

14. Semana do Trânsito.

15. Dia das Crianças.

16. Proclamação da República.

17. Natal e outros.



♥ Metodologia:

Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, 

histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão. 


♥ AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre. 

CIÊNCIAS

♥ OBJETIVO
· Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a 

capacidade de auto-higiene e a identificação e 

nomeação das partes do corpo.

· Incentivar a importância ecológica, através da 


jardinagem e horticultura.

· Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, 


estabelecendo a noção de tempo.

· Identificar a importância da água para os seres vivos 


mostrando a diferenciação entre seres vivos e não 

vivos.

· Nomear e reconhecer diferentes animais.



♥ CONTEÚDO

. O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
. A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais). 


♥ Metodologia
 

· Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, 

audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o 

lavar as mãos, escovar os dentes sempre que 

necessário, através de músicas e histórias, que

 despertem o interesse da criança.

· Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, 


livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a 

natureza para o professor.


♥ AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre. 

ARTES
♥ OBJETIVO
· Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, 

estimulando assim a fantasia da criança. 


· Estimulação de confecção de brinquedos através da 


sucata.

· Estimular a coordenação da criança e a criatividade


 com o uso da argila e massinha.

♥ CONTEÚDO

· Artes: desenho livre e pintura.

· Sucata.

· Argila e massinha. 

♥ Metodologia
· Utilização de lápis, pincéis, cola


. Com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.

· Material de sucata e criatividade do professor.

· Apresentação de argila e massinha.


♥ AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da

 criança no desempenho de suas atividades, no 

relacionamento com os colegas e com a professora. 

instrumento de avaliação é uma ficha de observações

 que será entregue aos pais todo Bimestre.

♥ OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
· Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao 

banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.

· Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por


 favor, muito obrigado, com licença, etc.

· Permitir que a criança seja independente.

· Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

· Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

· Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

· Mantê-la ocupada.

· Levar a criança a participar das atividades de grupo. 









 Blog de Deusa / mundinho da criança




Postar um comentário