sábado, 18 de junho de 2016

Como se recuperar da Dengue, Zika e Chikungunya mais rápido

A dengue, a Zika e a Chikungunya possuem sintomas muito parecidos, que geralmente passam em menos de 15 dias, mas apesar disso, estas três doenças podem deixar complicações como dores que duram meses ou sequelas que podem permanecer para sempre.
O Zika pode deixar complicações como microcefalia, a Chikungunya pode causar artrite e pegar dengue 2 vezes aumenta o risco de dengue hemorrágica e outras complicações como alterações no fígado, como hepatite ou insuficiência hepática aguda, e outras doenças como meningite. No entanto, estas complicações são raras.
Por isso, para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida depois de perceber que foi picado pelo Aedes Aegypti é recomendado:

Se você ficar com Dengue

A pior fase são os primeiros 7 a 12 dias, que deixam uma sensação de moleza e fadiga que podem durar mais de 1 mês. Então para se sentir melhor é importante evitar esforços e exercícios físicos. Relaxar e tentar dormir sempre que possível até que a indisposição causada pela dengue passe. Tomar chás calmantes como os de camomila e lavanda podem ajudar a relaxar mais rápido para dormir, favorecendo um sono restaurador.
O que fazer para recuperar da dengueO que fazer para recuperar da dengue
Além disso deve-se beber cerca de 2 litros de água, suco de fruta natural ou chá para que o corpo se recupere mais rápido, eliminando os vírus restantes. Veja algumas estratégias simples para beber mais água, se isso for um problema para você.

Se você ficar com Zika Vírus

Como se recuperar da Dengue, Zika e Chikungunya mais rápido
Os 10 dias após a picada são os mais intensos, mas na maioria das pessoas a Zika traz grandes complicações por ser uma doença mais branda que a dengue. Por isso, para você se sentir melhor basta se alimentar de forma saudável e ingerir bastante líquidos para fortalecer o sistema imune para que a recuperação seja ainda mais rápida. Veja alguns alimentos que podem ajudar.
Além disso, você deve evitar a picada do Aedes Aegypti porque ainda não se sabe se existe somente um tipo de Zika vírus.

Se você ficar com Chikungunya

O que fazer para recuperar da ChikungunyaO que fazer para recuperar da Chikungunya
A chikungunya causa dor nos músculos e nas juntas, por isso para se sentir experimente colocar compressas mornas nas articulações, por 20 a 30 minutos e alongar os músculos para tentar relaxar e diminuir a dor. Veja alguns exercícios de alongamento que podem ajudar. Tomar analgésicos e anti-inflamatórios sob orientação médica também faz parte do tratamento.
Esta doença pode deixar sequelas como a artrite, que é uma inflamação que provoca dor intensa dor nas articulações que podem durar meses, sendo necessário tratamento especializado. A dor nas articulações são mais frequentes nos tornozelos, punhos e dedos, e tende a ser pior no início da manhã.

O que fazer para não ser picado de novo

​Para evitar ser picado pelo mosquito Aedes Aegypt outra vez deve-se adotar todas as medidas possíveis para proteger a pele, manter o mosquito afastado e eliminar seus focos de reprodução. Assim, é recomendado:
  • Eliminar toda a água limpa parada que possa servir para reprodução do mosquito;
  • Usar roupas de manga comprida, calça e meias, para proteger mais a pele;
  • Passar repelente com DEET na pele exposta e sujeita a picadas: como rosto, orelhas, pescoço e mãos. Veja um ótimo repelente caseiro.
  • Colocar telas nas janelas e portas para que o mosquito não possa entrar dentro de casa;
  • Ter plantas que ajudam a repelir os mosquitos como Citronela, Manjericão e Hortelã.
  • Colocar um mosqueteiro impregnado de repelente por cima da cama para evitar o mosquito à noite;
Estas medidas são importantes e devem ser adotadas por todos para prevenir a epidemia de dengue, Zika e Chikungunya, que apesar de serem mais frequentes no verão, podem surgir durante todo o ano devido ao calor que se faz no Brasil e quantidade de chuva.
Como prevenir a dengue, a zika e a chikungunyaComo prevenir a dengue, a zika e a chikungunya
Se a pessoa já estiver com dengue, zika ou chikungunya também é importante evitar ser picado pelo mosquito porque o vírus presente em seu sangue pode infectar o mosquito, que não tinha estes vírus, e assim, este mosquito poderá passar a doença para outras pessoas.




               Blog de Deusa / Tua saúde




Nenhum comentário: