sexta-feira, 24 de junho de 2016

Conheça as comidas típicas da festa junina alagoana

São João

Conta à história que as comemorações juninas surgiram na época pré-gregoriana, em comemoração à fartura das colheitas, no solstício de verão, quando se realizava uma grande festa para agradecer a fertilidade da terra. Essa festa era realizada no dia 24 de junho.
Aos poucos, a festa foi sendo difundida por todo o Brasil, tendo chegado ao nosso país através da colonização portuguesa.
Em Alagoas, o milho é à base de todos os alimentos consumidos nas festas juninas. Dentre tantos pratos deliciosos podemos destacar o milho cozido, milho assado, canjica, pamonha, mungunzá, bolo de milho, bolo de fubá e cuscuz de milho. Porém, não são apenas esses alimentos que compõem a culinária da festa.
As festas juninas são conhecidas como características da Igreja Católica Apostólica Romana, por fazer homenagens aos 03 santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Dessa cultura religiosa são realizadas as tradicionais quermesses. Estas possuem barraquinhas onde são vendidos os deliciosos alimentos, além de artesanatos, a fim de arrecadar verbas para as benfeitorias da igreja e animar os visitantes.
Essas festas também são conhecidas como festas de caridade e durante sua realização acontecem várias brincadeiras, também para se arrecadar fundos. São feitos pequenos leilões de alimentos, nos quais os lances chegam a valores bem maiores que os das prendas, mas somente para levar animação ao momento, além de fazer a doação para a igreja.
Mas o importante mesmo é se divertir e comer as delícias das festas juninas.
Foto: Reprodução



             Blog de Deusa / Google




Nenhum comentário: