sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Como sobreviver a um infarto se estiver sozinho A aspirina é anticoagulante, e por isso ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo

Como sobreviver a um infarto se estiver sozinho

O infarto agudo do miocárdio, comumente conhecido como ataque cardíaco, é uma das condições que mais causa mortes em todo o mundo. Se sofrermos um infarto na companhia de outras pessoas, nosso primeiro instinto será pedir ajuda. Mas e se estivermos sozinhos?
Nossas chances de sobreviver a um infarto estão totalmente associadas ao nosso grau de preparo para lidar com ele, principalmente quando não temos ninguém por perto para nos ajudar.
O ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue rico em oxigênio para uma determinada parte do coração é obstruído, e com isso, o oxigênio necessário para que esse músculo funcione normalmente não chega. Se o fluxo sanguíneo não for restaurado rapidamente, esta parte do músculo cardíaco começa a morrer, e a condição pode evoluir para uma parada cardíaca e causar a morte.
Dessa forma, devemos estar preparados para lidar com esta situação da melhor forma possível, e aumentar as nossas chances de sobrevivência.

Como prevenir o infarto?

Como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar. Os ataques cardíacos podem ser causados pelo hábito de fumar, pressão arterial alta, sedentarismo,colesterol alto e dieta rica em gorduras saturadas e trans.
A melhor maneira de prevenir um infarto é evitando as condutas que podem causá-lo, e fundamentalmente mantendo hábitos alimentares saudáveis, ingerindo muitas frutas, vegetais, legumes, grãos integrais e proteínas magras.
A prática de atividade física também é importantíssima para a prevenção, e não pode ser esquecida. Se você leva hoje uma vida sedentária, comece a fazer algum tipo de exercício diariamente, mesmo que seja somente uma caminhada, e aumente a intensidade com o tempo. Seu coração agradecerá.
coração

Quais são os sintomas do infarto?

A principal forma de estar preparado para um ataque cardíaco é conhecer bem os seus sintomas e agir de forma rápida se sentirmos qualquer um deles.
  • Sensação de aperto no coração
  • Náusea, que costuma ser sentida especialmente por mulheres
  • Falta de ar
  • Dor extrema no peito
  • Palpitações no coração
  • Batimento cardíaco acelerado
  • Dor na parte superior do abdômen
  • Dor ou desconforto nos braços, mandíbula, pescoço ou dentes
  • Tontura
  • Fraqueza, que pode inclusive evoluir para um desmaio
  • Suor excessivo
  • Sensação muito forte e repentina de mal estar
Se você ou alguém que você conhece estiver padecendo algum deles no dia-a-dia, vale a pena consultar um cardiologista para investigar o problema e garantir que esteja tudo bem com a saúde do coração.
Se estes sintomas surgirem de forma repentina e forem muito intensos, são grandes as chances de que se trate de um infarto.

O que fazer diante de um infarto?

infarto
Há algumas orientações fundamentais a serem seguidas por quem estiver passando por um ataque cardíaco, principalmente se estiver sozinho.
  • A primeira coisa a fazer é ligar para a emergência imediatamente, mesmo que você não tenha certeza de que se trate de um infarto. Explique a situação e siga as orientações que lhe forem fornecidas.
  • Se você sentir os sintomas enquanto estiver dirigindo, pare o carro imediatamente. Pode ser que você desmaie em poucos segundos, portanto, mesmo estando muito próximo de um hospital, a recomendação é encostar o carro para não colocar a sua vida e a dos outros em risco.
  • Se possível, tome uma aspirina ao sentir o primeiro sinal de infarto. Ela é capaz de reduzir a coagulação sanguínea e melhorar a circulação. Lembre-se de mastigar a aspirina em vez de engoli-la inteira, para que o efeito seja mais rápido.
  • Enquanto espera pela chegada da ambulância, tente relaxar e se mover o menos possível, já que ações bruscas podem piorar ainda mais a situação.
  • Naturalmente, iremos reagir ao infarto respirando de maneira intensa e rápida, mas deveríamos fazer exatamente o oposto. Tente relaxar e respirar calmamente, para reduzir a velocidade dos batimentos cardíacos.
  • Tente aumentar o fluxo de oxigênio para o coração, mas não faça isso respirando profundamente. Deite no sofá ou no chão e coloque as pernas para cima, já que isso levanta o diafragma e torna mais fácil respirar. Fique próximo a um ventilador, ar condicionado ou brisa fresca, e respire o ar calmamente
  • Não ingira nenhum líquido ou alimento, já que eles podem causar complicações e dificultar o trabalho dos paramédicos
Se você já foi diagnosticado com alguma doença cardíaca, mantenha sempre seus remédios com você e, dependendo da severidade do caso, considere manter um cilindro de oxigênio em casa.
Durante um infarto ou suspeita de infarto, siga estas recomendações à risca para aumentar suas chances de sobrevivência, e compartilhe-as com sua família e amigos para que todos estejam preparados se o ataque ocorrer enquanto estiverem sozinhos.



   Blog de Deusa / melhor com saúde





Nenhum comentário: