terça-feira, 6 de outubro de 2015

Dicas de Deusa - As 7 dicas fundamentais sobre Marketing de Relacionamento


Empresas que não entendem a necessidade de seus clientes, não sabem escutar o que eles tem a dizer ou simplesmente, não sabem se relacionar; tendem a ter seus negócios cada vez mais prejudicados. Saiba como evitar essa situação com 7 dicas básicas sobre marketing de relacionamento. 

1.Paciência e educação sempre

A primeira das dicas se refere a algo bem simples, mas que em muitos casos não é encontrado por clientes e consumidores. Quando isso acontece, os mesmos não pensam duas vezes em trocar de empresa. 

Na esfera do relacionamento, educação é um fator mais que essencial, visto que muitas conversas e negociações serão obtidas e muitas vezes, clientes poderão falar algo de cabeça quente e pressionar sua empresa. Nessas situações deve se agir com razão, nunca subir o tom de voz e buscar a argumentação sempre. 

Lembre-se, muitas vezes sua educação pode não ser notada, mas a falta dela, com certeza será. 

Nessas mesmas situações, é também fundamental ter paciência, para não dar nenhuma resposta atravessada e saber lidar com clientes com maior dificuldade nesses processos. 


2.Ninguém gosta de esperar

Um sinônimo de situação chata é quando um consumidor quer resolver de maneira rápida algum problema com determinada empresa e esta apenas o redireciona para diversos departamentos, o fazendo esperar muito tempo até uma real resolução. 

Sejamos francos, hoje em dia, ninguém tem mais tempo para perder. Por isso, se esforce para facilitar a vida de seus clientes, os tratando com objetividade e dinamicidade em casos como esse. 

Coloque sempre na linha, alguma pessoa com autonomia para resolver um problema imediatamente, isso diminuirá muito o desgaste com seu cliente. 

3.Personalizações são bem vindas

Todos gostam de ser tratados de forma especial, além disso, ao cliente perceber a atenção que a empresa tem com ele, uma identificação é gerada. 

Por isso, pequenas medidas podem ser bem interessantes para sua organização. Segmentar newsletters de acordo com o setor de seu público, usar termos específicos de seu negócio e adequar o conteúdo às suas preferências; são exemplos de ações que podem ajudar a estreitar seus laços com ele. 


4.Absorva os feedbacks

Muitas vezes o feedback concedido à sua empresa, faz criticas e contém comentários que não são bem vindos, em um primeiro momento. 

Nesses casos, se torna fundamental, se colocar no papel do cliente e entender o porquê desse feedback ser dado, para que assim fatores sejam corrigidos em um futuro breve e menos criticas sejam geradas


Por mais difícil que seja, absorver feedbacks é uma ação que realmente pode fazer sua empresa melhorar e crescer. 


5.Se esforce para entender seus clientes

Quando sua empresa não alcança aquela meta, ou o contrário, quando ela a ultrapassa com grandes números. É sempre necessário buscar enxergar o porquê disso e o que está sendo feito certo, e o que está sendo feito errado. 

O cliente muitas vezes dá sinais implícitos de satisfação e insatisfação e quanto mais a empresa entender esses sinais, mais força ela terá com seu público. 

Algumas técnicas como pesquisas podem ser implantadas, e por mais que tenha custo, um retorno é garantido na maioria dos casos. 


6.Mantenha sempre seus contatos atualizados

É um princípio básico, antes de se relacionar, sua empresa deve ter com quem fazer isso. E ao obter esse contato, ele deve ser arquivado e um banco de dados deve ser criado. 

Nenhum contato é descartável e quanto mais informações deste forem obtidas, maior será seu poder em negociar e se relacionar. 
Por isso tente extrair sempre o máximo de informações e mantenha seus contatos atualizados


7.Não sufoque seus clientes

Ninguém gosta de ter seu espaço invadido, com isso, se relacionar com seus clientes se mostra uma situação por vezes delicada. 

Para não o saturar e o sufocar, comunique-se apenas de forma necessária. Pessoas tendem a não receber positivamente quando organizações enviam muitos sms, enchem sua caixa de e-mail, ou realizam ligações em horários inconvenientes. 

Existem muitos canais e ferramentas para estabelecer contato com seus clientes e todas essas devem ser utilizadas com maestria para fortalecer seu contato e não saturá-lo. 








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