Não é apenas casaco, lenço e brincos que contam na hora de compor um figurino charmoso e elegante. A lingerie também faz parte do look. Mas, na hora de conservá-la não basta simplesmente lavar e secar. É preciso tomar alguns cuidados para prolongar a vida útil da calcinha e do sutiã. Confira!
Lavar as roupas íntimas durante o banho não é indicado por vários motivos. O primeiro é a alta temperatura que causa danos às fibras do tecido e favorecem a proliferação de bactérias. Outro problema é utilizar sabonete comum, que possui essências, hidratantes e óleos na formulação, podendo alterar a cor do tecido. O ideal é realizar a lavagem à mão, em uma temperatura de no máximo 26 °C com sabão neutro.
Lingeries confeccionadas em tule e renda são mais delicadas e devem ser lavadas a mão com sabonete neutro. Sempre tomando muito cuidado para não puxar nenhum fio do tecido .
O uso de alvejante pode danificar o tecido e não é indicado. A recomendação é utilizar sabonetes líquidos com fórmulas desenvolvidas para tecidos mais delicados e com componentes especiais antibactericidas.
O sutiã deve ser lavado a cada dois ou três usos, por contam do acúmulo de bactérias na região da axila e busto. Como essas áreas são quentes, abrigam mais micro-organismos .
Outra dica importante é sempre deixar o sutiã em um local arejado após o uso.
Guardar o sutiã com o bojo invertido não prolonga a vida útil da peça. Pelo contrário, o bojo perde a sua forma original, formando estrias e deformidades permanentes no sutiã. O recomendado é guardar os sutiãs abertos na gaveta de lingeries.
Para não danificar o espartilho ou corpete, o ideal utilizar um cabide para guardar as peças.
O ideal é deixar a lingerie secar naturalmente na sombra, pois o sol desbota a cor e estraga a elasticidade do tecido. A secadora também danifica e pode deformar a lingerie.
Grande parte dos perfumes e cremes podem manchar roupas e tecido em geral. No caso do perfume, o álcool das fragrâncias é o responsável por amarelar as peças brancas e de algodão, assim como descolorir outros tipos de materiais. É recomendado utilizar esses produtos antes de vestir as peças, deixando a pele secar por alguns minutos.
O ferro só deve ser usado nas peças feitas de algodão. Já as peças com rendas, pedras e outros detalhes devem ficar longe do ferro .
Em caso de dúvida, siga as orientações indicadas pelo fabricante para evitar o desgaste prematuro da sua lingerie.
Blog de Deusa / Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário