São muitos os fatores que causam olheiras, desde as noites mal dormidas até a genética. Se livrar delas é possível com alguns tratamentos estéticos, mas, no dia a dia, a melhor solução é a maquiagem. Se aplicada da forma certa, é possível disfarçar as olheiras. A maquiadora Raphaella Bahia, do Studio Longevitá, no Rio de Janeiro, ensina algumas dicas.
Maquiagem para olheiras
- Escolha o corretivo que combine com o seu tom de pele e que tenha um tom mais claro que a base. A escolha certa só acontece por tentativa e erro, então prepare um espelhinho para os testes: basta prestar atenção e ver se seu rosto ficou iluminado ou se você ficou com duas bolas brancas em volta dos olhos.
- Prefira os corretivos líquidos, pois eles ajudam a hidratar a região.
- Ao invés de espalhar, aplique o produto dando leves batidinhas com as pontas dos dedos.
- Não se esqueça de passar o corretivo também no cantinho interno dos olhos e na pálpebra superior.
- Depois de aplicar o corretivo, finalize com base e pó facial. Mas cuidado com o excesso de maquiagem! Ele pode realçar o defeitinho que você queria esconder.
- As indesejáveis bolsinhas embaixo dos olhos são mais difíceis de disfarçar. O problema pode ser escondido fazendo jogo de luz e sombra com diferentes cores de corretivo.
- Outra dica para aliviar as bolsas são as compressas geladas de chá de camomila ou hortelã, que reduzem o inchaço. Antes de se maquiar, coloque um pouco de chá num algodão, deite e deixe a compressa agir por uns dez minutos.
- Invista em mais de um corretivo, com tons diferentes, pois há dias em que a pele está mais clara ou mais bronzeada, com mais espinhas ou manchinhas marrons. É sempre bom ter mais de um, para poder se adequar exatamente à necessidade da sua pele em cada dia.
- Os corretivos coloridos são boas opções. Um truque é usar um verde quando o intuito for cobrir pontos avermelhados, como espinhas, e um vermelho ou coral quando quiser cobrir alguma mancha marrom.
- Hidratar bem a área dos olhos com produtos específicos para a região ajuda a maquiagem .
Tratamento para olheiras
Cremes, pomadas, compressas e tratamentos estéticos: tudo para acabar com as manchas escuras.
As olheiras têm causas diversas e podem, inclusive, ser herdadas geneticamente. Fatores como noites mal dormidas, estresse, fumo e abuso de álcool, entre outros, pioram ainda mais o quadro. Para combater as manchas escuras de forma eficaz, é preciso fazer uso de tratamentos combinados, aliando soluções caseiras e diárias com cosméticos e tratamentos clínicos.
Creme para olheiras
Procure por produtos que contenham cafeína, vitamina C e retinol: eles ativam a circulação sanguínea e reduzem o inchaço. “Os cremes para a área dos olhos podem amenizar as olheiras e devem ser aplicados diariamente, até duas vezes ao dia. Os ativos escolhidos vão depender da causa. Também deve-se fazer uma leve massagem local ao aplicar o creme, o que ajuda a estimular a circulação e diminuir o inchaço”, indica Luciana Hitomi, especializada em Medicina Estética e profissional da Slim Clinique Medicina Estética (RJ).
Além dos cremes específicos, uma solução boa e barata é usar Bepantol para olheiras. A pomada, que é um poderoso hidratante, tem a capacidade de clarear áreas escuras, como axila, virilha e, claro, olheiras. Basta aplicar um pouco à noite para notar a diferença no dia seguinte. O método, no entanto, não é um tratamento para o problema, apenas ajuda a amenizar temporariamente as marcas.
Tratamentos estéticos para olheiras
As causas mais comuns das olheiras são o fator hereditário, que provoca acúmulo de melanina e, consequentemente, o escurecimento do entorno dos olhos, e a má circulação sanguínea, que deixa as pálpebras com marcas azuladas e esverdeadas. Para cada causa existe um procedimento clínico específico.
A luz intensa pulsada é indicada para os casos de hiperpigmentação, ou seja, acúmulo de melanina, e também má circulação do sangue. O preenchimento com ácido hialurônico é voltado para os casos de goteira lacrimal, quando formam-se sulcos abaixo dos olhos, deixando a região funda e escura. Já a carboxiterapia têm o poder de ativar a circulação do sangue, atenuando as marcas esverdeadas ou azuladas.
Soluções caseiras para olheiras
Não abra mão das receitas da vovó: elas também ajudam a melhorar o aspecto dos círculos escuros e acalmam a pele. “Faça compressas geladas com chá de camomila, que provocam a vasoconstrição e ajudam a amenizar o inchaço e o aspecto de cansaço”, recomenda Dra. Luciana.
Blog de Deusa / Mulher.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário