sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Dicas de Deusa-Riscos da gravidez na adolescência período frágil

Gravidez na adolescência 1
adolescência é um período de grandes transformações, desenvolvimento de ideias, mudanças e descobertas, mas a cada dia esse momento único na vida de várias meninas e meninos vem sendo interrompido, e muitos passam a assumir uma grande responsabilidade que não estão preparados, como uma gravidez precoce. A gravidez na adolescência é um problema mundial, que atinge principalmente meninas da classe social mais carente e de menor escolaridade.
Veja mais informações sobre os riscos de uma gravidez na adolescência e as causas deste fator.

Gravidez na adolescência causas

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Campinas (UNICAMP) mostra que as principais causas da gravidez na adolescência não seria a falta de informação sobre os métodos anticoncepcionais, pois quase todas as adolescentes entrevistadas entre 11 e 19 anos de idade conhecem bem as formas de se evitar a gravidez com o uso de pílulas anticoncepcionais. As causas para a alta taxa de gravidez na adolescência no Brasil estão no fato de ansiarem por terem um filho ou por não acharem que iram engravidar.
Adolescente com teste de gravidez

Gravidez na adolescência riscos para a saúde

Os riscos de uma gravidez na adolescência são inúmeros, principalmente quando estão abaixo dos 18 anos de idade. Os problemas de saúde mais comuns nas jovens grávidas são a anemia profunda, pré-eclâmpsia que é a hipertensão e o inchaço, eclampsia que leva à convulsões, coma e até mesmo a morte. Outros problemas bem comuns são as complicações na hora do parto, levando na maioria das vezes a partos prematuros, cesarianas e a depressão pós-parto. Todos esses problemas ocorrem porque o corpo da adolescente ainda não está totalmente formado e quando grávidas, começam a ‘competir’ com o feto que também está crescendo.

Gravidez na adolescência riscos sociais

A gravidez na adolescência não traz apenas riscos para a saúde das jovens, mas também para os problemas sociais encontrados pela frente. Na maioria dos casos quando a adolescente está grávida abandona a escola, perde a juventude, afasta-se dos amigos, pode ser expulsa de casa, o parceiro pode não reconhecer a paternidade e algumas caem na prostituição. Por isso, nessa hora é muito importante o apoio e a compreensão familiar com as jovens grávidas.
Conversando com a filha
O papel dos pais é muito importante, pois são eles que devem orientar seus filhos e ensinar os métodos para evitar uma gravidez na adolescência.

Depressão na gravidez sintomas

Gravidez.gravidez é um momento especial e que causa muita sensibilidade emocional, insegurança, medo e a mistura de diversos sentimentos juntos e que são causados devido às alterações hormonais durante á gestação, vários fatores podem desencadear a depressão na gravidez, principalmente rejeição da família, gravidez indesejada ou em um período conturbado da vida.

Os principais sinais da depressão

São: fadiga, irritabilidade, desconcentração, insônia, falta de apetite, tristeza, mau humor, ansiedade. É muito importante que seja realizado Pré-Natal que tem como objetivo proteger a saúde da mamãe e do bebê, o acompanhamento médico auxilia o tratamento da depressão e garante uma gravidez saudável.

Fatores genéticos

Em alguns casos a depressão está relacionada com fatores genéticos e com diversas situações de estresse, os momentos de estresse prejudicam o bebê, é fundamental que a gestação seja acompanhada pelo médico e que a família seja compreensiva e ajude a mamãe nesse momento tão especial e delicado. A grávida deprimida sente muita culpa e acha que é incapaz de cuidar do seu bebê, é fundamental ficar atenta com os primeiros sinais de que algo não está bem e buscar ajuda o quanto antes.

Consequências

AMamãe e bebê. depressão da mamãe pode afetar o bebê, pois ele sente o que a mamãe está sentindo, saiba que o nível de estresse da mãe pode também ter um impacto na forma como o bebê vai lidar com o estresse em sua própria vida, a mamãe deve ter uma gestação tranquila e calma, ouvir músicas para relaxar, conversar com o bebê, tomar suco de maracujá para manter a calma, pois ele é um calmante natural que auxilia no sono.
É muito importante que a gestação seja acompanhada por um médico, através de exames e testes a gravidez poderá ser tranquila e livre de sintomas e emoções negativas.


           Blog de Deusa / Zun




Nenhum comentário: