terça-feira, 14 de março de 2017

25 alimentos ricos em cálcio para combater a osteoporose - Muito além do leite, vários outros alimentos são ricos em cálcio e podem prevenir e até amenizar sintomas da osteoporose. Descubra quais não podem faltar na sua cozinha!


1085
Não é segredo que o cálcio é extremamente importante para o nosso organismo. O problema é que desde pequena escutamos que os laticínios são a única fonte deste nutriente tão essencial. Lembra de todas as vezes que a sua mãe disse que o leite ajudaria você a crescer forte e saudável?
E é verdade. O leite ajuda (e muito!) no fortalecimento dos ossos, mas os benefícios da presença do cálcio no organismo vão muito além disso. Encontrado também nos dentes e no nosso sangue, ele atua diretamente no mecanismo de contração muscular dos membros ou do coração, e até na transmissão de impulsos nervosos entre o cérebro e o resto do corpo.
O cálcio e a osteoporoseSabia que, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, mais de 10 milhões de pessoas sofrem de osteoporose no Brasil? E que cerca de 200 mil pessoas morrem, por ano, em decorrência dessas fraturas? Por isso, é preciso ficar ligada, já que a osteoporose é uma doença silenciosa (que atinge principalmente mulheres), caracterizada pela perda de massa óssea, na maioria das vezes durante o envelhecimento. Ela é considerada o segundo maior problema de saúde mundial, ficando atrás apenas de doenças cardiovasculares.
Os sintomas demoram a aparecer, mas normalmente são reconhecidos por:
– Dor crônica
– Deformidades
– Perda de qualidade de vida e/ou desenvolvimento de outras doenças, como pneumonia
– Encolhimento
– Fraturas nas vértebras, provocando problemas gastrintestinais e respiratórios
Quanto à prevenção, não tem jeito. Mesmo adotando hábitos saudáveis ao longo da vida, após a menopausa a queda dos níveis do hormônio estrógeno acelera o processo de perda de densidade óssea deixando-os porosos como uma esponja e, por isso, exigindo maiores cuidados.
Junto com uma alimentação balanceada e exercícios diários, é extremamente importante tomar sol diariamente. O motivo? Os raios solares ajudam na produção de vitamina D, substância fundamental na manutenção de um esqueleto saudável.
E agora você deve estar se perguntando: e onde entra o cálcio nisso tudo? Eu explico: o osso é um tecido vivo e em constante processo de remodelação. Entretanto, no processo de osteoporose causada pelo envelhecimento, nossos níveis hormonais caem significativamente, prejudicando essa remodelação. E é aí que a presença do cálcio se torna tão essencial. Ele é o responsável por dar rigidez e força à nossa estrutura óssea, prevenindo a rarefação e afinamento de ossos da coluna e membros.
Alimentos ricos em cálcio que não podem faltar na sua cozinhaA alimentação correta, a exposição diária ao sol e a prática de exercícios físicos ajudam a prevenir e até amenizar os sintomas da osteoporose, mas depois da diagnosticada a doença deve ser sempre acompanhada por um especialista que poderá, então, decidir o melhor plano de ação para o seu tratamento.
Agora, se a intensão é blindar o organismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que é importante ingerir alimentos ricos em cálcio diariamente, numa quantidade de 1.000 a 1.300 mg por dia – o equivalente a cerca de três porções de leite e derivados. Por exemplo: um copo de leite (250mg de cálcio), um copo de iogurte (300mg) e uma fatia de queijo (300mg).
lacteos-melhor-fonte-de-calcio
Por isso, se a intenção é manter a osteoporose bem longe, segue abaixo uma lista de alimentos saudáveis e ricos em cálcio que podem ser consumidos diariamente. Anote aí!
– Sementes de gergelim, linhaça e chia
– Águas minerais ricas em cálcio (sim, elas existem!)
– Grão de bico
– Sardinha, principalmente a em lata
– Bacalhau
– Mamão
– Siri
– Folha de mostarda e caruru
– Agrião
– Alface
– Aveia
– Salsa
– Salsão
– Beterraba
– Folha da beterraba
– Batata doce
– Brócolis
– Cebola
– Couve
– Espinafre
– Laranja
– Figos frescos e secos
– Ameixa seca
– Leite
– Ovos
– Queijo
– Iogurte
Lista anotada?
Bjs,
Fabi Scaranzi
*Fontes: Jolivi e Sociedade Brasileira de Nutrição




          Blog de Deusa / Fabiana Scaranzi




Postar um comentário