terça-feira, 14 de março de 2017

Aprenda como ajudar uma pessoa engasgada! - Ao ver uma pessoa engasgada não dá pra pensar muito, o socorro precisa ser imediato! Por isso, aprenda já como executar a Manobra de Heimlich – principal técnica de primeiros socorros para asfixia – seja em adultos, crianças, bebês ou até sozinha

choking-heimlich-800
Há alguns dias atrás passei pelo maior aperto: de repente me vi engasgada e sem conseguir respirar! Quem já passou por isso sabe que a sensação horrível, né?
Com a ajuda de uma amiga que estava comigo saí dessa situação, mas não consegui parar de pensar: será que minhas leitoras sabem como agir ao ver alguém engasgar? E mais: será que elas sabem executar corretamente a Manobra de Heimlich – principal técnica de primeiros socorros para asfixia em crianças e adultos?
Por isso, não pensei duas vezes ao escrever essa matéria! Quando o engasgo é pra valer e se mesmo depois de tossir algumas vezes a pessoa engasgada não consegue se livrar do alimento parado na garganta, é fundamental que a pessoa mais próxima entre em ação rapidamente, já que imediatamente a vítima fica sem ar, podendo a ficar também inconsciente e em apenas quatro minutos vir a óbito devido à súbita queda de oxigenação. Aliás, sabia que cerca de 300 mil pessoas morrem anualmente vítimas de engasgo por comida? Alarmante né!
É por isso que conhecer (e saber executar!) a Manobra de Heimlich é tão importante! A técnica – que induz uma tosse artificial e expele o objeto que esteja bloqueando a respiração da vítima – foi criada por Henry Heimlich em 1974 e hoje é mundialmente conhecida e repassada para alunos, brigadistas e profissionais em escolas, empresas e, principalmente, restaurantes e lanchonetes.
Aprendendo a Manobra de Heimlich em poucos passosAo notar que uma pessoa está engasgando o primeiro passo é se posicionar atrás dela, colocando a sua perna direita entre as pernas na vítima, de maneira que sua coxa fique posicionada abaixo do bumbum do acidentado.
Em seguida, envolva os braços em torno da cintura da pessoa, por baixo dos braços dela. Agora vem o detalhe importante: certifique-se de firmar um dos seus punhos fechados entre as costelas e o abdômen da vítima e, se houver dúvidas, siga a direção da linha do umbigo.
A posição das mãos também é importante: feche uma delas e posicione-a no local indicado com o polegar encostado ao corpo da pessoa engasgada. Envolva o punho com a outra mão e inicie uma sequência de compressões abdominais, realizando movimentos para dentro e para cima. Assim você vai aumentar a pressão interna no diafragma, expulsando o alimento que está causando a asfixia. Repita a manobra até que o alimento seja expelido.
manobra de heimlich
Esse vídeo postado no YouTube pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco mostra exatamente como executar a Manobra de Heimlich em uma pessoa esgasgada. Aperte o play e confira!
E se a pessoa já estiver inconsciente?Se depois de algum período sofrendo de asfixia a vítima ficar inconsciente, cansada ou se você mesmo já não tiver forças para mantê-la de pé, também é possível realizar a Manobra de Heimlich com o acidentado sentado ou deitado. Se a pessoa estiver sentada, realize a técnica como explicado anteriormente, agora, se ela estiver deitada, sente-se sobre seus joelhos, coloque uma mão sobre a outra no local indicado e faça movimentos bruscos de repetição até a retirada do alimento.
A vítima de engasgo é um bebê. E agora?Calma, sem pânico! Vire-o de costas para você, inclinando a cabeça do bebê um pouco para baixo, sempre apoiado sobre suas coxas. Bata entre as escápulas (um osso grande, par e chato, localizado na parte superior do tórax) com a parte hipotênar da sua mão – a base da sua mão, também chamada de “calcanhar”, próxima ao pulso. Realize esse movimento cinco vezes para desobstruir as vias aéreas. Caso o bebê permaneça engasgado, vire-o de frente pra você e realize a Manobra de Heimlich usando os dedos médio e indicador e repedindo o movimento cinco vezes. Repita esse ciclo até o bebê expelir o alimento.
manobra em crianças 2
Estou sozinha. O que posso fazer?Também é possível executar a Manobra de Heimlich mesmo se a pessoa esgasgada for você. Tudo o que você precisa é colocar seu punho acima do umbigo, bem no meio das costelas e envolve-lo com a outra mão. Depois, incline-se sobre uma cadeira ou bancada, conduzindo seu pulso em direção a si mesma, com movimentos fortes, secos e para cima. Se não conseguir, faça o movimento sem o pulso, diretamente na cadeira.
heimlich em voce mesma
Manobra de Heimlich aprendida? É sempre bom saber, né?
Bjs,
Fabi Scaranzi
*Imagens: Pinterest



         Blog de Deusa / Fabiana Scaranzi




Nenhum comentário: