terça-feira, 14 de março de 2017

7 alimentos que vão blindar sua saúde mental Cuidar da saúde mental é importante e se for de forma natural, com a ajuda de uma pequena lista de compras no supermercado, melhor ainda!

Frutas vermelhas são as minhas preferidas!
Frutas vermelhas são as minhas preferidas!
Hoje em dia tem remédios e vitaminas pra tudo: pra melhorar nosso sono, foco, bom humor, memória… sem contar aqueles que ajudam na prática de exercícios físicos, no relaxamento muscular e até na qualidade e beleza de nossa pele, unha e cabelo. Mas não é bem melhor ganhar mais saúde sem precisar intoxicar nosso organismo? É por isso que eu sou super a favor da buscar nos alimentos a cura ou prevenção para nossos problemas de saúde, inclusive mental.
Conversando com a nutricionista e minha amiga Daniela Cyrulin sobre saúde mental, descobri que existem sete alimentos pra lá de poderosos quando o assunto é cuidar da nossa mente e blindá-la para que a gente não sofra de perda de memória, falta de atenção e até depressão.
Anote já as dicas da nutricionista e veja quais alimentos não podem faltar na sua próxima lista de compras. Afinal, saúde metal é tudo, né?
Amoras e frutas vermelhas“As frutas vermelhas, principalmente as amoras, possuem potentes antioxidantes conhecidos como antocianinas que diminuem a inflamação do organismo e incentivam a comunicação entre os neurônios”, explica Daniela Cyrulin. O resultado? Elas melhoram a nossa capacidade de absorver novas informações conforme a idade avança.amorasCaféSabia que pessoas que bebem entre três e cinco xícaras de café por dia (xícaras de 50 ml, sem açúcar, nem adoçantes artificiais) têm 65% menos chance de desenvolver mal de Alzheimer em comparação com as que tomam menos de duas xícaras por dia? “A cafeína e os antioxidantes do café têm efeito protetor no cérebro”, diz a especialista.
xicara_de_cafe
MaçãAlém de ser uma delícia, a maçã é a principal fonte de quercetina, uma substância antioxidante que protege as células do cérebro. De acordo com Daniela Cyrulin, ela previne o declínio cognitivo, como perda de memória, falta de atenção e dificuldades relacionadas ao raciocínio lógico. Bom, né? Mas atenção: a maioria da quercetina se encontra na casca da maçã, então nada de descasca-la.macaChocolateFim da culpa! Segundo a nutricionista, comer pelo menos 10 gramas de chocolate (com no mínimo 70% de cacau, ou seja, o chocolate “do bem”) por dia ajuda a proteger nossa saúde mental contra a perda de memória relacionada à idade. O motivo? “A grande presença dos polifenóis do cacau, que aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro”.
chocolate bar sweet desseret sugar foodCanelaInteressada em se prevenir contra o mal de Alzheimer? Dois compostos da canela – proantocianidinas e cinamaldeído – podem inativar as proteínas beta amilóides que formam a substância pegajosa no cérebro, que com o tempo levam ao aparecimento da doença. Por isso, da-lhe canela!Cinnamon in closeupProbióticos90% da serotonina, hormônio do bem-estar, é produzido no intestino. “Um intestino desequilibrado não produz seratonina suficiente e pode ser um grande gatilho para depressão e síndrome do pânico”, diz Daniela. Por isso, devemos ingerir alimentos ou suplementos probióticos para equilibrar nossa flora intestinal, como iogurtes, leite fermentado, queijo e molho de soja.
iogurte-1024x640
BananaO triptofano é outro aminoácido precursor da serotonina e facilmente encontrado na banana. Para melhorar nossa saúde mental, ela deve ser consumida diariamente, já que melhora nosso humor, sensação de bem-estar, além de foco e concentração. A lanche da tarde perfeito para ter na mesa do escritório.
banana (1)Partiu supermercado?
Bjs,
Fabi Scaranzi





            Blog de Deusa / Fabiana Scaranzi




Nenhum comentário: