terça-feira, 14 de março de 2017

Infarto feminino: conheça as causas, sintomas e como prevenir Sabia que os sintomas de doenças cardíacas são diferentes entre homens e mulheres? Saiba tudo sobre o infarto feminino e aprenda como cuidar do seu coração

uv3nvl2eib8
Nunca se ouviu tanto falar em infarto feminino! O principal motivo, dizem as pesquisas, é a quantidade de responsabilidade e stress que nós, mulheres, enfrentamos diariamente.
O assunto é tão sério que fiz questão de dedicar um capítulo inteiro do meu livro “Mulheres Muito Além do Salto Alto” sobre o assunto. Sabia que, por ano, 200 mil mulheres morrem de ataques cardíacos nos Estados Unidos. Com números tão alarmantes não dá pra ser indiferente, né?
Outro fato curioso é que muito ligado ao infarto feminino está o Broken Heart Syndrome (Síndrome do Coração Partido), uma espécie de infarto causado 100% pelo stress emocional.
Dr. Roberto Kalil Filho, diretor clínico do Instituto do Coração (InCor) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês explica que o stress, principalmente, está associado à ansiedade e leva à liberação de hormônios, como a adrenalina, que tem efeitos ruins para a circulação, levando ao aumento da pressão arterial e pior dos lipídios no sangue. “O stress também está associado a uma maior incidência de tabagismo e depressão, que são fatores conhecidos no aumento de complicações cardíacas e infarto”, diz.
Por isso, quando algo não vai bem e você sente que suas emoções estão à flor da pele, é sempre bom desacelerar e procurar ajuda profissional, seja ele um psicoterapeuta, acupunturista, nutricionista, aulas de meditação, ioga ou até orientações religiosas. Por que, não?
Infarto feminino e suas particularidadesDe qualquer forma, depois de uma certa idade, o coração pode, independentemente do seu estado emocional, apresentar problemas que só um especialista pode diagnosticar. Dr. Roberto Kalil Filho lembra que as mulheres durante a fase fértil da vida têm uma relativa proteção cardíaca e, por isso, a doença acaba aparecendo mais tarde nas mulheres do que nos homens – uma diferença que pode chegar a 10 anos!
Sintomas do infarto femininoPor apresentar sintomas diferentes dos homens muitas mulheres acabam atrasando o diagnóstico e retardando o tratamento. Segundo a American Heart Association, esse é o guia para sinais de um ataque cardíaco em mulheres:
 Pressão desconfortável ou dor no centro do peito, que dura alguns minutos ou vai e volta
 Dor ou desconforto em um ou ambos os braços, nas costas, no pescoço, na mandíbula e no estômago
 Falta de ar (com ou sem desconforto no peito)
 Outros sinais, como suar frio, náuseas ou vertigens
f_147454
Fatores de riscoOs sintomas entre homens e mulheres para o infarto podem até ser diferentes, mas os fatores de risco são os mesmos. Olha aí!
 Idade
 Histórico familiar de infarto precoce
 Hipertensão
 Tabagismo
 Diabetes
 Aumento dos níveis de colesterol
 Excesso de gordura na região abdominal, já que elas liberam na circulação fatores inflamatórios que aumentam as chances de trombose e lesão vascular
Formas de prevençãoNão tem jeito, a melhor forma de prevenir o infarto feminino ainda é manter um estilo de vida saudável e alimentação balanceada. “Praticar exercícios físicos regularmente, interromper o hábito de beber e fumar e restringir a quantidade de gordura saturada e sal ingerida semanalmente são algumas das atitudes que você deve levar pra vida”, lembra o especialista, além de manter a pressão, o açúcar no sangue e colesterol sempre dentro dos níveis recomendados.
cardio-848x458
Eu, entretanto, tenho algumas dicas pessoais pra você desacelerar e manter seu coração saudável em todos os sentidos:
 Praticar meditação, ioga e exercícios de respiração profunda
 Dar uma pausa no computador e ver o que tem de bom lá fora, longe de casa ou do escritório
 Dar risada
 Passar um fim de semana na praia
 Colocar uma música e dançar sozinha
 Jogar boliche
 Namorar mais
 Tomar chá de erva-cidreira, camomila, melissa
 Participar de happy hours com os amigos
 Celebrar cada conquista da vida, por menor que seja
E aí, pronta pra cuidar do seu coração? 




         Blog de Deusa / Fabiana Scaranzi




Nenhum comentário: