quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Como devo escovar meus dentes? Informações sobre higiene bucal para quem está em tratamento ortodôntico, -Escovação - Como escovar corretamente?



A parte de trás dos dentes da frente, superiores e inferiores, devem ser escovados dessa forma. Assim, evita-se a formação de tártaro nessas regiões.


Qual a importãncia da escovação dos dentes para a saúde bucal?

Para a prevenção da cárie e da doença periodontal (doença da gengiva), é necessário que se faça uma completa remoção da placa bacteriana, a principal causadora dessas doenças, através de uma escovação correta.

É necessário escovar a língua?

Sim, isto é fundamental para a completa higiene bucal. A língua deve ser escovada todos os dias com a própria escova ou com um limpador de lingua. A aparência da língua não pode ser esbranquiçada ou amarelada. Um dos principais causadores do mau hálito é má higiene bucal, principalmente má higiene da língua.


A escova dura parece que limpa melhor os dentes. Seu uso pode prejudicá-los?
A escova ideal para dentes naturais deve ser macia ou extramaciaporque, para uma boa escovação dental, é necessário escovar as gengivas, e escovas duras, além de machucarem a gengiva, podem desgastar os dentes, provocando sensibilidade, e provocar a retração gengival, que pode afetar a estética do sorriso e também provocar dor.
O que é escova interdental?A escova interdental tem sido utilizada para a limpeza sob próteses fixas, para quem usa aparelho ortodôntico e também no caso de doentes periodontais que perderam a papila que fica em meio aos dentes. Para quem não tem doença periodontal, a escova interdental poderá forçar a gengiva e provocar uma lesão traumática; assim, o uso adequado do fio dental é aconselhável.



As escovas elétricas podem substituir as escovas comuns?
Normalmente as escovas elétricas têm sido indicadas a pacientes especiais que tenham algum tipo de dificuldade motora para fazer uso da escova comum e especialmente a pacientes geriátricos que tenham alto risco às cáries radiculares e também à doença periodontal. 0 uso da escova elétrica nesses casos serve de estímulo para que o paciente mantenha sua saúde bucal mesmo tendo dificuldades motoras. Quando forem indicadas, é importante salientar que as escovas sejam macias ou extramacias e, se possível, que tenham movimento elíptico durante o seu uso.

Quem tem doença periodontal necessita de escova especial?
A essas pessoas indica-se o uso de escova com cerdas extramacias e escovas do tipo unitufo ou interdentais, que escovam dente a dente, fazendo uma remoção mais eficiente da placa bacteriana.

  Escova Interdental


E quem usa aparelho fixo?

A instrução e a motivação do paciente são os principais meios de prevenção, constituindo-se as escovas especiais como a bitufo, interdental, a sulcus (duas fileiras de cerdas), a orthodontic (cerdas com depressão em forma de V) e também as escovas convencionais em meios auxiliares no controle da higienização.

           

Escova Interdental e Unitufo

Para maiores informações, clique aqui
Qual a melhor escova para dentadura?
- Atualmente existem no mercado algumas escovas específicas para escovar as próteses totais; são maiores que as escovas de dentes comuns, têm cerdas duras, e o desenho é adequado ao formato da prótese. Caso não se achem as escovas específicas, pode-se simplesmente utilizar uma escova dental dura.


Quanto tempo deve durar cada escovação?
É necessário que não haja pressa; devemos caprichar na escovação realizada à noite, após o jantar ou antes de dormir, limpando todos os dentes: primeiro com o fio dental e, em seguida, com a escova. Esse processo deve demorar cerca de 10 minutos.

Quantas vezes por dia é necessário escovar os dentes?
Isso depende do risco do paciente à cárie ou à doença periodontal. Para pacientes considerados "normais", ainda se prescreve que se façam três escovações ao dia: pela manhã, após o almoço e após o jantar ou antes de dormir; contudo, deve-se saber que a higienização mais importante é aquela realizada à noite.

Existe uma escova de dentes apropriada para cada idade?
Atualmente é preconizado o início da escovaçao logo após o aparecimento do primeiro dentinho, no bebê; a escova indicada, embora tenhamos poucas opções no mercado nacional, é uma escova extramacia, que limpe os dentinhos recém-erupcionados, faça massagem na gengiva e tenha um cabo que permita um bom apoio para o adulto que irá fazer a escovação. A partir dos 3 anos, a criança gosta, ela mesma, de fazer a escovação; nesse caso deve ser usada uma escova com a cabeça pequena, cerdas macias e que tenha uma proteção no longo eixo do cabo, para evitar acidentes; um adulto, entretanto, deve complementar a escovação. A partir dos 7 anos, a criança quase sempre já consegue realizar a escovação sozinha, embora deva haver a supervisão de um adulto. A escova deve ter cabeça de tamanho médio, cerdas macias, pontas arredondadas e um cabo robusto, que facilite a empunhadura

Quando devo trocar minha escova de dente?
Sua escova deve ser trocada sempre que suas cerdas começarem a se abrir. Quando isto ocorre elas perdem parte de sua capacidade de limpeza.


Quando sua escova estiver com as cerdas abertas, ela deve ser trocada, uma vez que ela perde sua capacidade de limpeza.


Fonte: REVISTA DA APCD V. 53, Nº 4, JUL./AGO. 



Blog de Deusa / Odonto Bela Vista




Nenhum comentário: