sábado, 5 de maio de 2018

Aprenda (de uma vez!) a preparar a carne de soja

Resultado de imagem para Aprenda (de uma vez!) a preparar a carne de sojaQuem não consome proteína animal, como os vegetarianos ou veganos, encontra diversas opções de substituição deste alimento. Uma delas é a famosa carne de soja, um verdadeiro coringa na cozinha. Também conhecida como PTS (proteína texturizada de soja) ou PVT (proteína vegetal de soja), ela tem preço acessível, é fácil de encontrar e simples de preparar.
soja é um vegetal oriundo da família dos feijões e parente próximo de plantas como a lentilha e a ervilha. De grande relevância nutricional, pode ser consumida como o feijão, mas também é utilizada na fabricação de diversos produtos, como leite, óleos e a carne de soja.
A proteína texturizada da soja é obtida como resíduo da fabricação do óleo da planta em um processo conhecido como extrusão alimentar, no qual o produto é pressionado com o auxílio de uma máquina.

Os benefícios da soja

A carne de soja é rica em nutrientes, como minerais e vitaminas, principalmente as do complexo B. Além disso, ela é rica em proteínas e possui menos calorias do que a maioria das carnes vermelhas. Confira alguns dos principais benefícios do consumo da PTS:
  • Auxilia a saúde dos músculos;
  • Reduz os sintomas da menopausa;
  • Ajuda a prevenir o câncer por ser antioxidante;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Equilibra os níveis de colesterol no sangue, aumentando o "colesterol bom";
  • Protege os ossos;
  • Diminui a pressão arterial;
  • Ajuda nos processos digestivos;
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Como preparar a carne de soja

No mercado, a carne de soja está disponível em diversas formas: graúda (excelente para estrogonofes), em tiras, bifes ou laminada, que se assemelha à carne moída. Mesmo sendo fácil de preparar a carne de soja, existem dúvidas sobre a maneira correta. Confira alguns segredos e dicas dos especialistas da OneMarket, plataforma que reúne clubes de assinaturas com foco em alimentação inclusiva. 
  1. Hidrate a carne de soja. Para isso, é necessário adicionar duas xícaras de chá de água para cada xícara de carne de soja e deixar de molho 15 minutos. Vale lembrar que o conteúdo dobrará de tamanho no final do processo
  2. Utilize água quente. Há quem faça a hidratação utilizando apenas água em temperatura ambiente, mas é mais recomentado usa água quente e com um pouco de vinagre ou suco de meio limão. Isso ajuda na eliminação do gosto característico.
  3. Escorra. Depois de 15 minutos, escorra a proteína de soja em uma peneira e esprema bem. Retire todo o resíduo de água com as mãos ou com o auxílio de um pano de prato bem limpo. É importante que o produto esteja bem sequinho, ou os temperos não serão absorvidos da forma correta.
  4. Tempere. Em seguida, adicione o tempero que preferir. Molhos  de tomate ou shoyu ficam ótimos com a carne de soja. Ervas como coentro, manjericão, salsinha, louro e cominho também são boas opções. Outra dica é refogar a proteína com o alho e a cebola para agregar sabor ao alimento.

BLOG DE DEUSA / A REVISTA DA MULHER


Nenhum comentário: