segunda-feira, 14 de maio de 2018

Comer Tapioca Antes do Treino é Bom?

Tapioca de ovo

Quem deseja perder peso e/ou ganhar músculos provavelmente já sabe que uma das estratégias indicadas para alcançar o objetivo é a prática regular de treinamentos físicos.

Entretanto, não basta somente treinar, é necessário que a alimentação esteja de acordo com o propósito em questão para que o mesmo seja efetivamente atingido. Isso nos leva a uma série de detalhes como quais alimentos devem fazer parte da dieta, quais devem ser evitados, quais devem ser excluídos e quais são mais apropriados para cada período do dia.
Até porque diferentes momentos exigem diferentes tipos de refeições – as necessidades energéticas do nosso corpo mudam conforme a hora do dia.
Por exemplo, o que precisamos pela manhã, logo ao acordar depois de passar uma noite sem comer nada e tendo um dia cheio de atividades pela frente, é bem diferente do que o nosso organismo requer no período noturno, próximo ao descanso e depois de já termos fornecido uma série de alimentos ao nosso corpo.
Além das refeições básicas como café da manhã, almoço, jantar e lanchinhos ao longo do dia, quem pratica treinamentos físicos com regularidade também precisa se preocupar com o que comer antes e depois dos exercícios físicos.

Será que tapioca antes do treino faz bem? 

Sim, comer tapioca antes do treino é bom. Alimentos ricos em amido como a tapioca são recomendados para fazer parte da refeição antes do treino.
Outros alimentos ricos em amido que também podem ser utilizados no mesmo sentido são: batatas,arroz e banana.

Os carboidratos

A tapioca é um alimento rico em carboidratos – uma porção de 60 g ou três colheres de sopa pode apresentar 36 g de carboidratos.
O nutriente mais importante para a refeição antes do treino é justamente o carboidrato. Vale lembrar que os carboidratos funcionam como fonte de energia para o corpo humano.

O nutriente mais importante para a refeição antes do treino é justamente o carboidrato. Vale lembrar que os carboidratos funcionam como fonte de energia para o corpo humano.
Para antes da corrida, recomenda-se a ingestão de alimentos com carboidratos de absorção rápida como é o caso justamente da tapioca, além de alternativas como a batata doce e o pão branco.
Eles devem ser acompanhados de uma fonte de proteínas, como o leite e seus derivados, atum, peito de peru, whey protein, por exemplo, e ser consumidos de 30 a 40 minutos antes da execução do treinamento de corrida.
O consumo da tapioca antes do treino mais intenso, como a prática de lutas, também é indicado, ressaltando que a refeição pré-treino para esse tipo de atividade deve ser ainda mais reforçada.
Nesse caso, os carboidratos devem ser ricos em fibras – por isso, uma de suas indicações para esse tipo de treinamento foi a tapioca com chia ou linhaça. Outros alimentos sugeridos para a refeição antes de um treinamento mais intenso são o pão integral e a aveia em flocos.
A refeição pré-treino para esses exercícios mais intensos deve acontecer entre uma hora e uma hora e meia antes da realização da atividade.
Sobre o teor de carboidratos a serem ingeridos, isso depende de acordo com o tipo, o horário, a duração e a intensidade do treinamento que será praticado.
Portanto, vale a pena contar com o auxílio de um nutricionista para ajudar a montar uma refeição pré-treino adequada às características da sua malhação.

Alimento de fácil digestão

A tapioca é conhecida por cair bem no estômago e muitas pessoas a consideram mais fácil de ser digerida do que as farinhas preparadas à base de grãos ou nozes.
O alimento pode ser recomendado como uma fonte de calorias e energia durante períodos de complicações digestivas que podem surgir em decorrência de condições como a síndrome do intestino irritável e a diverticulite.
Obviamente, não estamos nos referindo aqui ao hábito de se empanturrar de tapioca pois provavelmente isso provocará problemas, tendo em vista que comer qualquer coisa em excesso não costuma fazer bem.
O que tudo isso tem a ver com o período anterior ao treino? Pense bem, você não vai querer fazer uma refeição que caia mal e seja complicada de ser digerida, fazendo com que você sinta dor de estômago ou de barriga bem antes ou na hora do treinamento, não é mesmo?
Até porque se isso acontecer, é provável que você fique bastante incomodado com as dores e não consiga executar os exercícios da maneira que deveria.

A importância de comer antes do treino

Alimentar-se antes de praticar exercícios físicos contribui com a queima de gorduras e com a preservação de massa magra.
Apesar disso, existem algumas pessoas que acreditam que praticar atividades aeróbicas em jejum pode fazer com que elas queimem uma quantidade maior de gorduras.
Entretanto, quando o praticante faz o exercício aeróbico alimentado e come ao longo do dia, o treinamento é mais eficiente, já que não acontece a perda de massa muscular.
Treinar sem se alimentar pode também provocar uma queda nos níveis de glicose e fazer com que a pessoa passe mal, provocando vômito e moleza ao longo do dia. Ao ficar sem comer, o praticante também não consegue manter um bom desempenho durante a prática de seu treinamento.

Considerações

Mais importante do que saber se é uma boa comer tapioca antes do treino ou não é compreender como toda a alimentação deve funcionar de modo que os objetivos sejam alcançados de maneira segura e saudável.
Para isso, vale a pena contar com o acompanhamento de um bom nutricionista que, depois de escutar quais são as suas metas, poderá indicar qual programa alimentar é o mais apropriado para o seu caso e como você pode utilizar a tapioca antes do seu treino.
Isso é importante para garantir que ao mesmo tempo que auxilie a atingir os seus objetivos, a alimentação sirva adequadamente a saúde do seu organismo, fornecendo os nutrientes e a energia que o seu corpo necessita para funcionar direitinho.



    Blog de Deusa / Mundo Boa Forma



Nenhum comentário: