domingo, 21 de janeiro de 2018

Afinal, por que algumas pessoas apresentam cabelos brancos ainda na juventude?

cabelofin

Nem sempre os cabelos brancos vêm com o envelhecimento: há casos de pessoas que os apresentam logo na adolescência ou então a partir dos vinte anos de idade. Como vivemos em uma sociedade que encoraja e valoriza a juventude a qualquer custo, alterações tão bruscas na pigmentação dos cabelos podem gerar graves problemas de autoestima.
Há uma série de fatores que podem contribuir para a formação de um visual grisalho. Em primeiro lugar, há o aspecto genético: antes dos trinta anos, alguém com o gene IRF4 já pode apresentar cabelo grisalho, pois este gene é responsável pela produção de melanina e determina a cor dos cabelos. Não há nenhuma consequência direta à saúde: da mesma forma que alguém pode nascer com uma mancha na pele ou um formato específico de pé, também é possível que o gene IRF4 se manifeste.
jovem cabelo branco 0817 1400x800 - Afinal, por que algumas pessoas apresentam cabelos brancos ainda na juventude?
Além disso, também se deve atentar ao tipo de nutrição e a aspectos relacionados à saúde: a falta de vitamina B12 e proteína podem contribuir para a despigmentação do fios; casos de anemia, problemas na tireoide e vitiligo também contribuem para o aceleramento do processo. A exposição excessiva aos raios solares, bem como o hábito de fumar regularmente, podem aumentar em mais de duas vezes o risco de embranquecimento dos fios. Ainda, pessoas estressadas tendem a afetar a atividade de certas substâncias que determinam a pigmentação do cabelo, o que seria responsável por mudar o visual dos fios (tanto em termos de cor quanto em termos de aparência, formato, textura, etc).
Ainda, vale lembrar que o gênero e a etnia também possuem influência nesse processo: enquanto as mulheres tendem a apresentar fios brancos cerca de 5 anos após os homens (elas, aos 35; eles, aos 3o), entre negros, asiáticos e caucasianos a diferença é maior: enquanto caucasianos tendem a se tornar grisalhos entre 35-45 anos, os orientais sofrem essa alteração entre os 45-55 anos; os negros, por sua vez, só têm os fios despigmentados por volta dos 55 anos – eles são, portanto, os que gozam por mais tempo da coloração natural e da aparência jovial.
images - Afinal, por que algumas pessoas apresentam cabelos brancos ainda na juventude?
Se você apresenta cabelos grisalhos, seja pela idade ou pelas outras razões acima, sabe que eles podem ser um sinal de charme, certo? Optando por um corte de cabelo interessante, você é capaz de apresentar um estilo diferenciado e chamar a atenção das pessoas. O cabelo grisalho também é um sinal de experiência, maturidade e autoconfiança. Além disso, as feições do rosto tendem a se evidenciar mais, dado o contraste com a cor dos cabelos. A liberdade em aceitar-se como é e não se deixar escravizar pelas pinturas cativa a admiração dos outros e os inspira. Então que tal aceitar-se como você é?


                     Blog de Deusa / Vibes



Nenhum comentário: