sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A dor da Fibromialgia tem origem no Sistema Nervoso Central

Apesar de continuar a ser muito mal compreendida, a síndrome da Fibromialgia (FM) é, no entanto, agora a segunda doença reumática mais comum, atrás apenas da Osteoartrite. A FM é considerada uma desordem do Sistema Nervoso Central permanente- responsável pela dor amplificada que dispara pelo corpo das pessoas que dela sofrem. Além da dor, os indivíduos que sofrem com Fibromialgia muitas vezes sentem fadiga, má qualidade de sono, dificuldades com a memória e concentração, entre outros sintomas.

 O Dr. Daniel Clauw, professor de anestesiologia da Universidade de Michigan, analisou a base neurológica para a Fibromialgia numa sessão plenária, na 34ª Reunião Científica Anual da American Pain Society, que foi realizada de 13 a 16 Maio de 2015 no Palm Springs Convention Center, em Palm Springs, na Califórnia.

(...)

"A Fibromialgia pode ser considerada como uma doença discreta e também como uma via comum final de centralização de dor e cronicidade. A maioria das pessoas com esta patologia têm histórias ao longo da vida de dor crônica em todo o corpo ", disse o Dr. Clauw. "A patologia pode ser difícil de diagnosticar se não se está familiarizado com os sintomas clássicos, porque não existe uma única causa e não há sinais exteriores."

A Fibromialgia não tem um diagnóstico definitivo, por isso os médicos são obrigados a confiar na história e sintomas de um paciente quando lhe diagnosticam a doença, e a exclusão de outras doenças que possam causar quantidades similares de dor generalizada. Uma das anormalidades primárias na Fibromialgia é um desequilíbrio entre os níveis de neurotransmissores no cérebro que afectam a sensibilidade à dor. A causa da Fibromialgia é desconhecida, embora se pense que será provavelmente uma combinação de genética e ambiente.

No seu discurso, Dr. Clauw explicou que a dor da Fibromialgia tem origem mais no cérebro e na medula espinhal, do que das áreas do corpo em que as pessoas podem sentir dor periférica, frisando que acredita que a patologia esteja associada a alterações na forma como o cérebro processa a dor e outras informações sensoriais. Ele aconselha os médicos a suspeitar de Fibromialgia em pacientes com dor multifocal (principalmente músculo-esquelética) que não pode ser completamente explicada, como sendo causada por lesão ou inflamação.

"Porque os “caminhos” da dor em todo o corpo são amplificados em pacientes com Fibromialgia, a dor pode ocorrer em qualquer lugar, de modo que as dores de cabeça crônicas, dor visceral e sensorial hiper-responsividade são comuns em pessoas com esta síndrome dolorosa, Dr.Clauw continuou. "Isso não implica que a entrada nociceptiva periférica não contribui para a dor sentida por pacientes com Fibromialgia, mas não há duvida que sente mais dor do que normalmente seria esperado a partir do grau de entrada periférica. Pessoas com Fibromialgia e outros estados de dor caracterizada pela sensibilização, vão sentir dor ao invés aqueles que sem a patologia descreveriam como um simples toque. "

Dr. Clauw observou que como a dor da Fibromialgia tem origem no Sistema Nervoso Central, o tratamento com o pioides e outros analgésicos narcóticos não é geralmente eficaz, porque estes agentes de drogas não reduzem a atividade neurotransmissora no cérebro. Ele diz que esses medicamentos nunca mostram ser eficazes no tratamento de pacientes com Fibromialgia, e há ainda evidência de que os o pióides podem realmente piorar a Fibromialgia e outros e estados de dor centralizada. Ele aconselha os médicos a integrar tratamentos farmacológicos, como gabapentinoides, tricíclicos e inibidores seletivos da recaptação da serotonina, com abordagens não farmacológicas como terapia cognitivo-comportamental, exercícios e redução do stress.

Sistema Nervoso CentralSistema Nervoso Central

(...)

Além disso, os profissionais de saúde podem tratar os sintomas dos pacientes com FM com medicamentos para a dor não-narcóticos, ou baixas doses de antidepressivos (por exemplo, antidepressivos tricíclicos,inibidores da recaptação da serotonina) ou benzodiazepinas. Os pacientes devem de se lembrar que os antidepressivos são "construtores de serotonina" e podem ser prescritos quando o paciente tem níveis baixos para ajudar a melhorar o sono e aliviar a dor. Se o paciente está com depressão, níveis mais elevados destes ou outros medicamentos podem precisar de ser prescritos. (...) Um aspecto importante da gestão da dor é um programa regular de exercícios leves e de alongamentos, que ajuda a manter o tônus muscular e reduz a dor e a rigidez.

"Às vezes, a magnitude da resposta ao tratamento para terapias simples e baratas sem “drogas” ultrapassa a dos produtos farmacêuticos", Dr. Clauw aconselha. "O maior benefício é a melhoria da função, o que deve ser o principal objetivo do tratamento para qualquer patologia de dor crônica. A maioria dos pacientes com Fibromialgia pode ver melhoras nos seus sintomas e levar uma vida normal com a medicação certa e um uso amplo de terapias não-medicamentosas. "

Dr. Clauw tornou-se um especialista em dor cônica internacionalmente conhecido, especialmente pelos estudos da contribuição do Sistema Nervoso Central nos estados de dor crônica. (...)

Traduzido por Joana Vicente












   Blog de Deusa / jovens portadores de 

            fibromialgia(Portugal)





Nenhum comentário: