segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Cólicas em bebê o que fazer


A cólica é uma dor comum em bebês pois o intestino ainda não se desenvolveu. Saiba quanto tempo dura e como aliviar a dor de seu filho.

bebe deitado
A cólica é causada no bebê, mas uma das pessoas que também sofre é a mãe, a cólica é um dos grandes problemas em mais de 15% dos recém nascidos, um verdadeiro drama para toda a família que está se adaptando com a nova rotina de um bebê. Seja o primeiro, segundo ou terceiro filho as cólicas são inevitáveis e fazem parte da evolução do organismo imaturo. Quando o bebê começa a chorar, causa grande pânico nas mães, principalmente nas de primeira viajem, a criança chora tanto que a vontade que as mamães tem é de transferir a dor para elas.

Cólicas em bebê o que causa

bebê chorando
As causas são devido ao desenvolvimento do organismo que ainda é muito sensível, e aos nervos sensitivos do bebê, para eles é uma grande dor. É possível identificar  se o bebê está com cólica pelo choro longo e intenso, além do bebê se contorcer com as perninhas e a coluna para trás. Uma das principais causas, estudada por anos por pesquisadores do Texas descobriram que a cólica pode estar ligada a bactéria klebsiella, que é encontrada no intestino nos primeiros meses de vida.

Cólicas em bebê até quando

bebê dormindo na barriga da mãe
Costumam durar até os quatro meses, aquelas cólicas comuns, mas em alguns casos a cólica pode gerar outros problemas gastrointestinais como a síndrome do intestino irritável e pode se estender até o primeiro ano de vida. Quando o bebê passa a se alimentar com mais independência de alimentos sólidos o problema tende a cessar, para grande alivio dos pais.

Cólicas em bebê como aliviar

mãe massageando bebê
A melhor forma para alivio do bebê é através de massagens suaves na barriguinha, exercícios com as perninhas em movimentos de bicicleta, além de não se desesperar. Quando a mãe esta calma ela consegue transferir para o bebê, um ambiente calmo com meia luz, bolsa de água morna, e deita-lo de bruços sobre seu corpo pode ser uma posição muito confortável.
Antigamente era indicado o funchicória, um pó de extrato de erva que as mamães colocavam na chupeta para acalmar o bebê, mas cientistas não comprovaram sua eficácia por isso passou a não ser recomendado. É também indicado pelo médico o uso de medicamentos como a simeticona para o alivio, mas não se esqueça de que deve ser prescrito pelo pediatra.


Cólicas em bebê como evitar

mulher carregando bebê
Para evitar a cólica, alguns truques antigos são indispensáveis segundo os pediatras. Fazê-lo arrotar após as mamadas é necessário, e é recomendável evitar alimentos gordurosos como chocolate, cebola, leite de vaca e o repolho para prevenir que o seu neném tenha cólica. Não se esqueça que a sua alimentação vai influenciar diretamente no desenvolvimento saudável do bebê, além de garantir que o bico da mamadeira ou do seio esta completamente na boca da criança, é muito necessário que ele não engula ar na hora da amamentação. Lembrando que quando ele chora, acaba engolindo mais ar, causando mais cólica, por isso quando ele começar a chorar não o deixe sozinho com dor no berço, tente conforta-lo o mais rápido possível.
Lembre-se de que quando o choro do bebê for incontrolável não adianta ficar desesperada, o melhor é se acalmar para poder cuidar do seu filho da melhor forma possível. Conte com a ajuda do marido ou da vovó para se revezar nas crises de cólica.



      Blog de Deusa / mundo das mulheres




Nenhum comentário: