segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Alimentos ricos em colesterol


Colesterol altoO colesterol é uma gordura importante para o bom funcionamento do organismo, mas quando em excesso pode causar problemas a saúde.
colesterol é uma gordura presente no corpo de todas as pessoas, ela precisa estar no nível certo para que o corpo funcione corretamente. O colesterol passa por várias partes do nosso corpo, tais como cérebro, coração, pele, fígado, intestino entre outros. Ele é produzido naturalmente pele nosso organismo, tanto que 70% do colesterol que possuímos em nosso corpo são produzidos pelo organismo, e os outros 30% são adquiridos através da nossa alimentação.
É importante conhecermos mais sobre o metabolismo do colesterol, já que ele se encontrado em excesso no organismo pode acarretar diversos problemas de saúde, entre eles, o derrame cerebral, dor no peito e infarto do miocárdio, tudo isso por que o colesterol quando está em excesso no corpo, se acumula nas paredes das artérias dificultando a passagem do sangue para as partes do corpo. Para que você entenda melhor sobre o colesterol conheça abaixo os tipos existentes.

Alimentos ricos em colesterol ruim (LDL)

O colesterol ruim ou Low Density Lipoprotein é o colesterol que serve para fabricar as membranas celulares do nosso corpo, elas são as lipoproteínas de baixa densidade. As partículas desse colesterol são as principais transportadoras de lipídios do corpo, elas passam por mudanças dentro do organismo e depois que são absorvidas pelo intestino, são também transportadas até os tecidos em forma LDL.
O excesso do colesterol no organismo pode ser muito prejudicial à saúde, já que ele oxida, podendo se depositar nas paredes das artérias. Nesse caso o maior risco é da pessoa passar a desenvolver a aterosclerose (doença inflamatória crônica). O real motivo do colesterol LDL ser conhecido como o colesterol ruim é a sua participação na formação de placas de ateromas, que são depositados nos vasos do coração e do cérebro.
Essa estabilidade de gorduras presentes nos vasos faz com que a passagem de sangue pelos vasos seja menos, causando assim derrame cerebral ou infarto devido à má circulação. Para evitar o aumento desse colesterol evite comer alguns alimentos em excesso como frituras, embutidos como a salsicha, salame, bacon, calabresa entre outros. Doces como chocolates, biscoitos recheados entre outros. Produtos industrializados, leite integral e queijos amarelos, comidas de fast food, lanches entre tantos outros.
Comendo lanche

Alimentos ricos em colesterol bom (HDL)

Ao contrário do colesterol ruim, esse é conhecido como o colesterol bom, pois especialistas afirmam que este colesterol pode remover as placas do LDL depositadas nos vasos que geram a má circulação, liberando assim o bom funcionamento do organismo.
Normalmente é desejada a taxa baixa de LDL e alta de HDL, de maneira que essa produção seja saudável para o corpo, pois a taxa alta da HDL controla melhor a produção de LDL deixando as passagens ou vasos sanguíneos livres para a boa circulação do sangue.
Os melhores alimentos para o aumento desse colesterol são a gema crua de ovo, rim de porco, manteiga, camarão cozido, fígado de boi, lula grelhada, frango assado com pele, bisteca grelhada e polvo cozido.
Alimentos com colesterol bom

Quais são os níveis normais de colesterol?

Em relação ao colesterol, é importante mantermos sob controle os níveis no nosso corpo, pois tudo o que é em excesso faz mal, não é mesmo?! Os níveis normais de cada colesterol são:

Colesterol LDL

Menor que 100 mg/dL – Ótimo
Entre 101 e 130 mg/dL – Normal
Entre 131 e 160 mg/dL – Normal/alto
Entre 161 e 190 mg/dL – Alto
Maior que 190 mg/dL – Muito alto
LDL colesterol

Colesterol HDL

Menor que 40 mg/dL – Baixo (ruim)
Entre 41 e 60 mg/dL – Normal Maior que 60 mg/dL – Alto (ótimo)
Colestero HDL
Tente equilibrar a sua dieta para ter certeza de uma vida saudável, pois estar com o colesterol alto, pode indicar muitos fatores de risco, por isso devemos nos policiar em relação a isso.

Saiba mais sobre o colesterol LDL e HDL no vídeos do Youtube que separamos para você:






          Blog de Deusa / mundo mulheres




Nenhum comentário: