terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Vamos conhecer algumas Flores comestíveis: flores que estão no seu jardim, mas podem ser usadas na sua comida

Salada-colorida-com-flores-ao-vinagrete-de-laranja-menor


Já pensou em usar flores lindas na sua salada? Ou comer uma torrada com geleia de jasmim ou de rosas vermelhas? E que tal um pão aromatizado com fores? Muita gente não sabe, mas existem diversas espécies de plantas em que suas flores são comestíveis e muito saborosas por sinal.
No Brasil, colocar flores na comida tem pouca tradição, quando comparado com países como a França, Itália ou o Japão.  O mais importante, nesses casos, é sem  dúvida saber diferenciar o aspecto de flores comestíveis das flores ornamentais. As flores com finalidade puramente decorativa podem ser altamente tóxicas e venenosas, fatais mesmo, em certos casos. Além disso, é preciso que flores comestíveis sejam cultivadas sem qualquer produto químico, que podem ser prejudiciais para a saúde. O ideal é adquirir flores comestíveis que tenham sido cultivadas para fins culinários.
Assim, da mesma forma que acontece com os cogumelos, colher flores comestível na natureza é uma tarefa que deve ser feita por especialistas. Somente eles podem diferenciar se uma espécie é perigosa ou se  podem integrar na alimentação.
Vamos conhecer algumas flores que são deliciosas! Lembrando que, todas elas devem ser cultivadas exclusivamente para uso alimentício.
1-      Capuchinha (Tropaeolum majus)
A capuchinha também conhecida popularmente como chagas, flor-do-sangue e agrião-do-méxico, é uma flor comestível e pode ser facilmente vistas em restaurantes refinados. As folhas e as flores são deliciosas em saladas mistas. As flores decoram lindamente qualquer prato, e os seus botões florais podem ser conservados no vinagre como as alcaparras e acompanham bem pratos de carne. Também se podem esmagar as folhas e as flores, misturando a pasta obtida à manteiga, para passar no pão. As flores podem ser servidas ao natural ou enfeitando e enriquecendo saladas, fazendo parcerias deliciosas e refrescantes com legumes e folhas como rúcula, agrião, alface, entre outras.
Tropaeolum_majus

A capuchinha também conhecida popularmente como chagas, flor-do-sangue e agrião-do-m
éxico, é uma flor comestível e pode ser facilmente vistas em restaurantes refinados. Foto: koivu

2- Lavanda
De modo geral, as flores secas são vendidas como especiaria. Mas as flores frescas e também as folhas podem ser usadas na culinária. É muito comum na cozinha da Europa e Norte da África, onde o mel de lavanda também é produzido. Lavanda é ideal para vários usos culinários, que incluem chá, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geleias, tortas, vinho, vinagrete – a lista é enorme. A lavanda dá seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos. Para fins culinários deve ser comprada em lojas especializadas ou de quem produza ervas ou flores orgânicas. A lavanda plantada para ornamentação pode conter pesticidas em excesso.

373345654_202
De modo geral, as flores secas de lavanda são vendidas como especiaria. Mas as flores frescas e também as folhas podem ser usadas na culinária.

3- Violeta (Viola odorata)
Viola odorata  é  a violeta verdadeira (não a violeta-africana, encontrada nas floriculturas). Quando fresca, é usada em salada. Cristalizada é usada na decoração de bolos, pudins e sorvetes. As violetas são ideais para adicionar a uma ampla variedade de alimentos, além de servirem para propósitos decorativos. Algumas ideias incluem doce de violeta, chá, bolo e xarope de violeta. Elas podem ser incluídas em saladas, geleias, manteiga ou para dar sabor ou servir de ornamento na comida.

Viola_odorata_fg01
A Viola odorata é a violeta verdadeira (não a violeta-africana, encontrada nas floriculturas). Quando fresca, é usada em salada. Foto: wikipedia

4- Rosas (Rosa sp.)
Pétalas de rosas são conhecidas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, ornamentos, geleias, manteiga, gelo aromatizado e muito mais. A água de rosas é um uso famoso para aromatizar diversos pratos. Rosas são muito tradicionais na cozinha árabe. Usadas em cremes e mousses ou combinada com sumo de frutas. Normalmente é feita uma infusão primeiro para concentrar o sabor. Também é usada em limonadas e sumos de laranja, para dar um toque exótico. Às vezes a base da pétala é um pouco amarga e é preferível cortá-la fora. Se desejar usar a flor inteira, coma apenas a parte externa.

jardim-de-rosas-vermelhas
Pétalas de rosas são conhecidas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, ornamentos, geleias, manteiga, gelo aromatizado e muito mais. Foto: florlandia

5- Amor Perfeito (Viola tricolor)
As flores de amor perfeito são delicadas e  boas para adornar saladas ou para aromatizar vinagres. Tem textura aveludada e sabor refrescante. Outros usos incluem deixá-la sobre a sopa, decorar sobremesas e enfeitar pratos. Não deixe de considerar o seu papel em saladas de frutas ou qualquer outro tipo de salada. Amor-perfeito tem um sabor ligeiramente adocicado e vai muito bem em salada de frutas.

Viola_tricolor_002
As flores de amor perfeito são delicadas e boas para adornar saladas ou para aromatizar vinagres. Tem textura aveludada e sabor refrescante. Foto: wikipedia

6- Hibiscos  (Hibiscus sabdariffa)
 Conhecida popularmente como caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, estas flores são apropriadas para saladas e para fazer xaropes e “saborizar” algumas bebidas alcoólicas. Há um certo toque cítrico e frutado no hibisco, mas ele é ligeiramente ácido; por isso, é bom usar com moderação. A flor ainda tem vitamina C e ácido málico, antioxidante que diminuem o risco de câncer e retarda o envelhecimento celular.

4036311973_fd9297a123_b
Conhecida popularmente como caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, estas flores são apropriadas para saladas e para fazer xaropes e “saborizar” algumas bebidas alcoólicas. Foto:flickriver

7- Calêndula (Calendula officinalis)
As suas pétalas podem ser misturadas com arroz, peixe, sopa, queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão. Usada também como corante para manteigas e queijos. As flores podem ser adocicadas e levemente amargas, e podem ser usadas em saladas de folhas e frutos, dando um sabor exótico e diferente.

Ringelblume_Blüte
As suas pétalas podem ser misturadas com arroz, peixe, sopa, queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão. Foto: wikipedia

8- Abobrinha (Curcubita pepo)
Muita gente não sabe, mas as flores de abobrinha são saborosíssimas. Podemos comer as suas flores fritas, empanadas em ovo e farinha. Ficam ótimas em sopas ou ainda recheadas com queijo forte e usadas como aperetivos. Na América, segundo registros históricos, a flor de abobrinha vem sendo usada na culinária desde o século 16. Tudo indica que os nativos comiam apenas as flores masculinas (as que têm caules longos e finos) e deixavam as flores femininas (que têm uma diminuta abobrinha atrás da flor) para se reproduzir.

CAT-9636-CUC_REGISTRO_FLOR
Muita gente não sabe, mas as flores de abobrinha são saborosíssimas. Podemos comer as suas flores fritas, empanadas em ovo e farinha. Foto: bancodegermoplasma

9- Cebolinha (Allium fistulosum)
Não é só a flor de cebolinha que é comestível e dá um sabor especial aos alimentos. As flores são excelentes para dar sabor e dar um toque acebolado leve. Pode ser usada em saladas, em caldos, carnes etc. Flores de alho também são boas, dando um toque de alho à sua salada ou prato.

Allium_schoenoprasum,_flowers
Não é só a flor de cebolinha que é comestível e dá um sabor especial aos alimentos. As flores são excelentes para dar sabor e dar um toque acebolado leve. Foto: listasverdes

Fonte: cptlifestyle e wikihow





Blog de Deusa / Diário de Biologia         






      









     

Nenhum comentário: