quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Os benefícios dos peixes para a saúde

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Quem não gosta de um peixinho assado? Esta maravilha, de água doce ou de água salgada, além de saborosa traz inúmeros benefícios para a saúde. Embora o Brasil tenha uma grande quantidade de rios e seja banhado pelo Oceano Atlântico, o consumo de peixe ainda é muito abaixo do esperado se comparado ao de carne suína, bovina ou aviária.
É recomendado que a carne de peixe seja consumida ao menos duas vezes na semana. O alimento é rico em ômega 3, vitaminas e minerais. Além disso, ajuda a diminuir a quantidade ingerida de ácidos graxos saturados.
Os peixes são excelentes fontes de proteínas de alta qualidade
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Os peixes são ricos em aminoácidos essenciais (substâncias não produzidas pelo nosso organismo), isso os tornam fornecedores de proteínas com valor nutritivo superior ao das carnes vermelhas. É importante destacar também que as proteínas dos peixes são mais fáceis de serem digeridas pelo nosso organismo.
Peixes são mais magros
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Taxa de gordura menor é outra vantagem do peixes sobre as carnes vermelhas. Essa quantidade varia de acordo com o tipo de alimentação do animal, estação do ano, espécie, idade e sexo.
Há uma regra que não muda: os peixes de carne branca são menos gordurosos que o de carne escura. Por isso, prefira badejo, corvina, carpa, dourado, garoupa, linguado e pescada. O atum, anchova, arenque, bagre, cavala, sardinha, salmão e a tainha são mais gordurosos.
Qual é a quantidade ideal de peixe para comer em cada refeição?
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A American Heart Association (AHA) recomenda que o consumo de peixe aconteça no mínimo duas vezes por semana, sendo que cada porção deve pesar em tono de 100 gramas, isso significa um filé pequeno.
Os benefícios do ômega 3
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Você sabia que estes animais são ótimas fontes de ômega 3, o que está ligado a redução da incidência de doenças do coração? Além disso, ele ajuda na redução dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular encefálico (derrame), redução da pressão arterial, ação anti-inflamatória, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue.
Os peixes de águas salgadas e frias são os que mais contêm ômega 3, atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão estão entre eles. Os de águas doces, também apresentam os benefícios, mas em menor quantidade.
As vitaminas oferecidas pelos peixes
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A lista de vitaminas e minerais fornecidos por estes animais marinhos é extensa.  Entre eles estão sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto, além de vitamina A, D e E.



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