segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Alergia: conheça os principais causadores de espirros, coceiras e afins A alergia é uma reação exagerada do corpo a certas substâncias.Entre os sintomas estão inchaço, vermelhidão e nariz entupido. Fique por dentro dos tipos mais comuns e das atitudes para evitar a chateação.

Mulher feliz com as unhas coloridas

MULHER FELIZ COM AS UNHAS COLORIDAS

Esmaltes de unhas às vezes provocam uma alergia conhecida como dermatite de contato. Diversas substâncias presentes no produto podem causar reações, como o formaldeído, tolueno, cloreto de cobalto e bisfenol A. "Os sintomas mais comuns ocorrem na face, mais especificamente nas pálpebras", explica o alergista Fábio Morato Castro, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Como prevenir: a solução é procurar o médico e descobrir a qual componente você é alérgica. Por fim, vale apostar nas linhas hipoalergênicas. Várias marcas já têm suas coleções especiais.


Paleta de maquiagem e pincéis

PALETA DE MAQUIAGEM E PINCÉIS

Maquiagens e cremes contêm conservantes, fragrâncias e corantes que podem provocar alergia em algumas pessoas. É o médico que descobre a qual substância você é alérgica.

Como prevenir: use itens hipoalergênicos, cheque a data de validade, limpe pincéis e esponjas e prefira a maquiagem mineral.

Shampoos

SHAMPOOS

Diversos componentes de shampoos, condicionadores, tinturas e alisantes podem provocar alergia - irgasan, formaldeído, colofônio, por exemplo. Os sintomas incluem descamação, queda de cabelo e até feridas.

Como prevenir: enxague bem o couro cabeludo. E faça sempre o teste da mecha antes de se submeter a uma tintura ou alisamento, certo?

Vaso de flor

VASO DE FLOR

"A famosa rinite alérgica atinge cerca de 30% da população. Entre os sintomas estão espirros em série, coriza e nariz entupido", comenta Fábio Morato Castro. Os vilões são os ácaros, criaturas microscópicas que moram na poeira. Fungos, animais domésticos e pólen também provocam reações.

Como prevenir: use capas em travesseiros e colchões, cortinas laváveis, evite carpetes e tapetes, prefira edredons a cobertores, capriche na limpeza e abra bem as janelas!

Mulher com brincos

MULHER COM BRINCOS

O níquel presente em brincos e afins pode causar inflamação, coceira e muita vermelhidão.

Como prevenir: fique longe de bijus que tenham esse metal.

Mosquito

MOSQUITO

Há insetos que sugam o sangue, como pernilongos e pulgas, causam coceira, mas não provocam reações graves. Já os que injetam veneno, como abelhas e formigas, desencadeiam sintomas tão graves nos alérgicos que podem até matar.

Como prevenir: repelentes e telas nas janelas ajudam a proteger. Em caso de reações sérias, vá logo ao pronto-socorro.


Leite

LEITE

Frutos do mar, ovos, trigo, leite e corantes de alimentos e medicamentos às vezes causam reações na pele (urticária, inchaço), no aparelho digestivo (diarreia, dores abdominais e vômitos) e no sistema respiratório (tosse, rouquidão e chiado no peito).

Como evitar: procure um médico para descobrir o que provoca a alergia e evite ao máximo consumir esse item.

Preservativos coloridos

PRESERVATIVOS COLORIDOS

Alguns homens e mulheres são alérgicos a camisinhas de látex. As reações podem ser desconforto, vermelhidão, coceira e até pequenas feridas na região da vagina ou do pênis. Em casos mais graves, pode provocar rinite e até asma.

Como prevenir: use preservativos de poliuretano, que têm a mesma eficácia.

Absorvente

ABSORVENTE

"Certas mulheres apresentam alergia a substâncias químicas presentes nos absorventes. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, irritação da pele e, às vezes, corrimento. O ideal é procurar o médico o quanto antes", avisa Fábio.

Como prevenir: evite a utilização de absorventes perfumados ou coloridos.





             Blog de Deusa / Boa Forma




Nenhum comentário: