terça-feira, 11 de outubro de 2016

Hérnia de disco - Tratamento sem cirurgia

                             
Estima-se que mais de 80% das pessoas já sofreram com dores na coluna em algum momento da vida. Quando estas dores persistem ou pioram de intensidade, as pessoas procuram um médico e muitas são diagnosticadas com a "famosa" Hérnia de disco. O que preocupa é o número muito alto de pacientes que são submetidos à cirurgia desnecessariamente, quando na verdade, o que eles precisavam era apenas encontrar o tratamento correto.
     A maioria dos tratamentos convencionais praticados no mercado, tem como objetivo tratar a inflamação, porém, sabe-se através de estudos científicos que mais de 70% das dores na coluna são de origem mecânica, e não inflamatórias.
Isso explica o por quê de muitas pessoas tomarem os antiinflamatórios mais potentes existentes no mercado, passarem pelos tratamentos convencionais (fisioterapia convencional, acupuntura, etc.) e não sentirem nenhuma diferença na intensidade das dores que sentem. Simplesmente estão tratando uma dor mecânica com uma solução antiinflamatória.
     No Brasil, temos uma cultura popular de que, "qualquer coisa que esteja doendo, está inflamado", isso é um conceito popularizado de forma errônea e ultrapassado no meio científico.
     É muito comum recebermos pacientes com diagnóstico radiológico de hérnia de disco sem sintomas na região da hérnia, ou com sintomas que não condizem com a localização da hérnia de disco. Como também é comum recebermos pacientes com uma dor insuportável, mas sem nenhuma alteração na imagem.
     Quando se faz a avaliação de um paciente baseada apenas na apresentação radiológica, perde-se informações importantes do diagnóstico clínico e a chance de acontecer um diagnóstico errado é enorme, prejudicando seu prognóstico e, podendo levar até mesmo um paciente para a cirurgia desnecessariamente.
     O único tipo de tratamento capaz de realmente eliminar as dores mecânicas (>70% das dores ortopédicas) , são os tratamentos com soluções MECÂNICAS, e o tratamento que tem como objetivo, trabalhar a mecânica da coluna mais estudado e utilizado no mundo, de acordo com artigos científicos, é o Método McKenzie, que, como o próprio nome já diz: "Método McKenzie de Diagnóstico  e Terapia Mecânica (MDT).
     Se você quer saber se a sua hérnia de disco pode ser tratada com o Método McKenzie, e responda o questionário sobre o comportamento da sua dor.

     

Blog de Deusa/Consultório Dr.Marcos Barros

Nenhum comentário: