quinta-feira, 18 de setembro de 2014

5 dicas para evitar a pneumonia


A pneumonia é uma infecção nos pulmões, provocada por vírus ou bactérias, que pode ser prevenida seguindo estas 5 dicas:
  1. Evitar locais fechados com muita gente, como shoppings, ônibus ou metrô, especialmente durante uma epidemia, pois é mais fácil acontecer transmissão da pneumonia;
  2. Usar roupa adequada à estação do ano, evitando mudanças bruscas de temperatura que enfraquecem o sistema imune e facilitam a instalação da pneumonia;
  3. Umidificar o ar, colocando uma bacia com água nos quartos, pois o ar seco, principalmente no inverno, aumenta a quantidade de poluição no ar;
  4. Beber 2 litros de água por dia, ajudando a retirar o catarro e evitando o crescimento de vírus e bactérias no pulmão;
  5. Escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia, para destruir as bactérias da boca e impedir que cheguem ao pulmão, causando pneumonia.
A prevenção da pneumonia é especialmente importante em idosos, bebês com menos de 2 anos, pacientes com asma e indivíduos com sistema imune enfraquecido, pois eles são grupos de risco, sendo também recomendado que tomem a vacina antipneumocócica, disponibilizada pelo sistema de saúde, além de seguirem as dicas descritas acima.
Os sintomas de pneumonia são febre acima de 39ºC e dificuldade para respirar, que podem surgir de forma repentina ou se instalar aos poucos.
Além disso, outros sintomas típicos da pneumonia incluem:
  • Tosse seca que evolui com catarro amarelado, esverdeado ou com sangue;
  • Dificuldade para respirar, que impede completar uma frase sem ter que parar para respirar;
  • Rigidez nos músculos e articulações;
  • Náuseas, vômitos e diarreia;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Calafrios e transpiração;
  • Cansaço e sonolência.
Estes podem ser sintomas de pneumonia viral ou de pneumonia bacteriana, mas geralmente, a febre é inferior a 39ºC nos casos de pneumonia viral.

Sintomas de Pneumonia

Os sintomas de pneumonia aspirativa surgem após a inspiração de um alimento ou objeto para os pulmões e acontece, principalmente, em doentes com dificuldades em engolir.

Sintomas de pneumonia infantil

Os sintomas da pneumonia infantil podem surgir de forma violenta após um episódio de gripe ou resfriado mal cuidado, e incluem:
  • Febre alta acima de 39º C;
  • Agitação e tremores;
  • Vômito;
  • Falta de apetite;
  • Apatia e cansaço excessivo;
  • Pode haver convulsões.
Os sintomas de pneumonia em bebê ou recém-nascido são, especialmente, choro excessivo e excesso de catarro.
Porém, sempre que há suspeita de que o bebê não está bem deve-se consultar um pediatra e iniciar o tratamento adequado.

Sintomas de pneumonia em idosos

Os sintomas de pneumonia em idosos são diferentes dos indivíduos mais jovens, sendo os sintomas mais comuns:
  • Tosse e falta de ar;
  • Cansaço fácil e repentino;
  • Falta de apetite;
  • Diminuição do estado de saúde geral;
  • Alteração do estado mental, como confusão;
  • Respiração irregular com aumento ou diminuição da frequência respiratória.
Nos idosos, a febre é um sintoma pouco frequente e, por isso, qualquer mudança no estado geral do idoso deve ser avaliada por um clínico geral para evitar complicações, como infecção no sangue.

Tratamento da pneumonia

O tratamento da pneumonia pode ser feito em casa tomando remédios antivirais ou antibióticos orais. No entanto, dependendo do agente causador e da gravidade da infecção, pacientes com doenças do sistema imune, idosos, ou crianças poderão necessitar de internação para facilitar o tratamento.
A pneumonia tem cura e o tratamento pode durar até 21 dias, sendo que as melhoras surgem por volta do 7º dia. Porém, quando o paciente não realiza o tratamento da pneumonia corretamente, se torna mais difícil alcançar a cura e o risco de ressurgimento da infecção aumenta.
A pneumonia nem sempre é contagiosa, mas sua transmissão é mais frequente em casos de pneumonia viral, mesmo durante o tratamento. Assim, os pacientes devem utilizar máscaras e evitar tossir, ou espirrar, perto de outra pessoa.
Após o tratamento, o médico avaliará os sintomas do paciente para confirmar a cura da pneumonia, podendo realizar exames, como raio-x, para verificar se o pulmão já não se encontra infectado.

Pneumonia Bacteriana

A pneumonia bacteriana é uma doença respiratória que gera sintomas como tosse com catarro e febre, cujo agente causador mais comum é a bactéria Streptococcos pneumoniae.
Geralmente, a pneumonia bacteriana não é contagiosa, podendo ser tratada em casa com o uso de antibióticos.
pneumonia bacteriana em bebê é frequente e surge de forma gradual, após uma gripe que demora para curar, sendo recomendado consultar um pediatra o mais rápido possível.

Sintomas da pneumonia bacteriana


Os sintomas da pneumonia bacteriana e viral são semelhantes, podendo incluir:
  • Tosse com muito catarro;
  • Febre alta, acima de 39º;
  • Dificuldade para respirar;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito.
O diagnóstico da pneumonia bacteriana é feito por médico clínico geral ou pneumologista através de exames, como raio-x, tomografia computadorizada do tórax e análise de sangue ou catarro.

Pneumonia bacteriana é contagiosa?

pneumonia bacteriana não é contagiosa, pois a transmissão das bactérias causadoras da doença, geralmente, não ocorre de pessoa para pessoa.
A pneumonia bacteriana se transmite através da:
  • Entrada acidental de um grupo de bactérias vindas da boca;
  • Através da circulação sanguínea, vinda de uma infecção em outro local do corpo.
Por não ser contagiosa, o paciente com pneumonia bacteriana não necessita ficar isolado dos outros. No entanto, a melhor forma de evitar a contaminação da pneumonia bacteriana continua sendo a vacina para pneumonia.

Tratamento para pneumonia bacteriana

O tratamento para a pneumonia bacteriana pode ser feito em casa com repouso e ingestão de antibióticos, como amoxicilina, levofloxacina ou ceftriaxona, por 7 a 14 dias.
Em alguns casos pode-se complementar o tratamento com sessões diárias de fisioterapia respiratória e, nos casos mais graves, pode também ser necessário internamento hospitalar.
A pneumonia viral é uma infecção no pulmão mais comum em crianças e idosos, devido ao seu sistema imune enfraquecido, gerando sintomas como febre alta e tosse com catarro.
Geralmente, o principal agente etiológico da pneumonia viral é o Haemophilus influenzae A ou B, sendo que, quando é causado por outros vírus é conhecida como pneumonia atípica.
O tratamento da pneumonia viral, deve ser revisto 48 horas após o início da toma do remédio antiviral, para o médico pneumologista avaliar se o tratamento é adequado. Alguns sinais da melhora da pneumonia são a redução da febre, volta do apetite ou menor quantidade de catarro na tosse.

Tratamento da pneumonia viral

O tratamento da pneumonia viral pode ser feito em casa com a toma de remédios anti-virais, como Oseltamivir e Zanamivir, por 8 a 10 dias, no caso de infecção por vírus Influenzae A, B ou H1N1.
Nos casos de pneumonia viral e bacteriana, ou de pneumonia não especificada, o tratamento deve ser feito com:
  • Repouso em casa, evitando ir na escola ou trabalho;
  • Ingestão de antibióticos prescritos pelo médico;
  • Boa hidratação, com água, chá, água de côco ou suco natural;
  • Dieta leve, evitando alimentos gordurosos;
Além disso é importante não fumar, evitar ficar perto de quem fuma e utilizar roupa adequado à estação do ano, evitando mudanças bruscas na temperatura.
O internamento hospitalar, nem sempre é necessário, ficando reservado para os casos mais graves ou quando o indivíduo apresenta outras complicações como confusão metal e problemas nos rins.

Pneumonia Viral

Pneumonia viral pega?

A pneumonia viral pega porque os vírus podem ser transportados nas gotas de saliva de uma pessoa para outra, no entanto, raramente provocam pneumonia nos outros indivíduos, levando ao surgimento de gripes e resfriados.
Os pacientes com pneumonia viral devem evitar o contato direto com outros indivíduos e podem utilizar uma máscara cirúrgica, vendida em farmácias, para evitar a transmissão da pneumonia viral.
Indivíduos com o sistema imune debilitado, como crianças, idosos, pacientes com asma ou indivíduos com alguma doença recente, têm maior risco de pegar a pneumonia viral.

Sintomas da pneumonia viral

Os sintomas da pneumonia viral incluem:
  • Dor ao respirar;
  • Dificuldade para respirar;
  • Febre alta, até 39ºC;
  • Tosse seca que evolui para tosse com catarro;
  • Dor de garganta ou de ouvido.
Nos idosos os sintomas de pneumonia viral também podem incluir confusão mental, cansaço extremo e falta de apetite, devendo ser consultado um médico pneumologista para iniciar o tratamento.


Fonte : Blog de Deusa / Tua saúde



Nenhum comentário: