terça-feira, 23 de setembro de 2014

Cupim na chapa com queijo e aimpim

Quando eu era lá da casa dos meus pais, tínhamos um ritmo frenético de viagens, e eu amava! Sempre foi uma delícia pra mim me assentar naquela van e ver a paisagem correr pela janela. Algumas estradas eram só árvores, outras apenas plantações, algumas tinham lugares fantásticos pra comprar compotas de doces e queijos,outras...dezenas de barracas de artesanato! E pra falar a verdade, é nessas beiras de estrada que encontramos as coisas mais bacanas, rústicas, diferentes e especiais para a casa!
Foi na estrada BH-SP, em uma cabana de madeira na beirinha da BR, que eu comprei minha chapa de ferro, já sonhando na carne tostada, com um queijinho derretendo em cima, e um aipim fritinho e bem quentinho do lado, e foi assim mesmo que eu inaugurei ela.

Esta é uma receita quase sem medidas!

Usei 500 grama de cupim e temperei com o que me deu vontade! alho, cebola, pimenta de cheiro, corante um pouco de cominho,sal e hortelã miúdo . Deixei pegando o tempero por uma hora mais ou menos. Na panela de pressão dourei uma cebola com um pingo de óleo, e joguei o cupim lá dentro, dei uma revirada pra lá e pra cá, pus um pouco de água, tampei a panela e assim que começou pegar pressão cozinhou por uns 30 minutos. Bom, nem sempre a carne fica no ponto de primeira, e pra por na chapa o mamilo ou cupim  tem que estar bem macio!! fique atenta, as vez é preciso por na pressão novamente!

Enquanto a carne cozinhava fritei o aimpim e reservei.
Quando o cupim cozinhou e ficou bem macio, cortei-o em fatias médias. Com a chapa já quente, distribui os pedaços de carne, joguei o caldo da carne que  sobrou na panela de pressão e coloquei manteiga em cima


Então com o cupim já dourado distribui as fatias de mussarela em cima e o aimpim já frito ao lado!


O queijo vai derretendo e fica aquela bagaceira!!


Esta  prontinho! fica muito bacana na mesa se arrumar direitinho! Servi com o feijão de andu tropeiro, arroz e salada de alface com tomates e pepinos. 



Fonte : Blog  de Deusa / cozinhart




2 comentários:

Tete e Diar e Rafaella disse...

hum adoro carne feito na chapa imagina com aipim acompanhando!!!! Adorei!!!!!

blog de deusa disse...

obg querida !!!