quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Ciúmes: 5 dicas para controlar Cuidar da autoestima é o primeiro passo para não ficar neurótica

É normal sentir ciúmes em algumas situações e dependendo da intensidade, pode ser até saudável para relação. O problema é que algumas pessoas são movidas por um ciúmes exagerado que acaba minando a vida a dois. A terapeuta Fátima Repanas dá dicas de como controlar o ciúmes para não se tornar a neurótica possessiva e acabar estragando a relação.
Cuide da sua autoestima
Se você é inseguro e acha que as outras mulheres são melhores ou mais interessantes que você, as chances de se tornar uma pessoa ciumenta aumentam consideravelmente. Valorize-se! Aumente sua autoconfiança. “Se você tiver consciência do seu valor, não vai pensar a cada dez segundos que o parceiro pode te trocar por outra pessoa”, afirma Fátima.
Não alimente a posse
Não alimente a possessividade  Crédito: Shutterstock
Não alimente a possessividade
Crédito: Shutterstock
É importante que o ciumento se lembre que ninguém deve sentir como se o outro fosse propriedade sua. “Manter a pessoa que ama por perto é resultado da conquista e não do sentimento de posse que você tem pelo parceiro”, ressalta a terapeuta.
Não fantasie coisas
Lembre-se que os pensamentos ruins pertencem á você e não ao parceiro. “Não devemos transferir nossas neuras e inseguranças para nosso companheiro”, diz Fatima.
Controle o impulso
A pessoa com ciúmes geralmente briga antes e pensa depois. Uma dica da terapeuta é controlar a raiva e pensar bem antes de tomar qualquer atitude. “É preciso refletir antes de surtar”, afirma. Tente analisar friamente se a crise de ciúmes não é fruto da sua imaginação.
Não alimente as "neuras" Crédito: Shutteratock
Não alimente as “neuras”
Crédito: Shutteratock
Abuse do diálogo
É normal se sentir insegura em alguns momentos e desconfiar do parceiro em algumas situações, mas nessas horas não há nada melhor do que esclarecer as coisas. “O diálogo é capaz de salvar o relacionamento”, afirma Fatima.

Faça o teste e descubra o quanto você é ciumenta:

Você se morde de ciúmes?

                       
Dizem que o ciúme é uma característica da personalidade de um indivíduo. Alguns são muito, outros, pouco e existem ainda aqueles que conseguem dissimular o que sentem. Faça o teste e veja como você se classifica.
Fonte : Blog  de Deusa / bolsa de mulher

Nenhum comentário: