sábado, 20 de setembro de 2014

Manchas causadas pelo sol: Saiba prevenir e tratá-las

Uma das muitas queixas das mulheres que procuram o dermatologista, talvez a maior, sem dúvida, são as manchas no rosto, que aparecem, na maioria das vezes, pelo excesso de exposição ao sol.
Para quem não sabe, os raios solares colaboram para que a melanina se acumule, causando manchas escuras, mais comuns no rosto, mãos e braços, já que essas regiões do corpo estão mais expostas ao sol.
Além da prevenção, com cuidados simples, há diversos tratamentos para amenizar essas manchas causadas pelo sol, que podem ser naturais ou através de cremes manipulados e peelings, e é isso que mostraremos agora, dicas e tratamentos para prevenir e amenizar as manchas causadas pelo sol.
manchas causadas pelo sol

Como prevenir as manchas causadas pelo sol

  • Evitar a exposição excessiva ao sol;
  • Aplicar o protetor solar  todos os dias, mesmo que não faça sol ou que não saia ao sol, renovando a aplicação a cada 3, ou 4 horas, e o fator de proteção vai depender da sensibilidade da sua pele, ou seja, quanto mais fácil for o aparecimento das manchas causadas pelo sol, maior deve ser o bloqueio solar através do creme. Vale lembrar que a exposição à radiação da tela do computador pode ter quase que o mesmo efeito que os raios solares na pigmentação da pele.

Receitas caseiras

Glicerina, limão e água de rosas
Misture partes iguais de glicerina, suco de limão espremido na hora, e água de rosas. Aplique na área a ser tratada, todos os dias, deixando por meia hora. O ácido do limão branqueia, a glicerina amacia, e a água de rosas garante o frescor da pele.
Máscara de fruta
Amasse a polpa de abacaxi, morango, tomate, ou papaya, qualquer uma dessas frutas, desde que esteja bem madura, e deixe agir no rosto por meia hora, devendo aplicar a máscara diariamente, até obter o efeito desejado.
Leite azedo e mel
Leite azedo e mel para tratar manchas causadas pelo sol
Misture leite azedo com um pouco de mel e aplique nas manchas. O leite azedo libera ácido lático, que é um esfoliante natural e o mel, impede o ressecamento.
Batata crua
Aplique rodelas de batatas cruas sobre as manchas por quinze minutos e depois enxágue com água fria. Faça até que as manchas desapareçam.
Leite em pó, mel, limão e óleo de amêndoas
1 colher de chá de leite em pó, 1 colher de chá de mel, 1 colher de chá de suco de limão e 1/2 colher de chá de óleo de amêndoas. Aplique sobre o rosto e deixe por quinze minutos, depois enxágue bem.
Já o óleo de mamona é famoso por ser altamente eficaz para retirar as manchas provocadas pelo sol.
máscaras para manchas causadas pelo sol
Pepino, clara e leite de rosas
Bata um pepino com duas claras batidas em neve e uma xícara de leite de rosas, coe e aplique sobre a pele manchada, deixando por meia hora. Enxaguando a seguir.

Tratamentos para Manchas causadas pelo sol

Tratamentos para Manchas causadas pelo sol
Clarinskin II
Esse ativo é um dos mais procurados, pois é um poderoso agente despigmentante extraído do gérmen do trigo que possui uma grande vantagem: é liberado para o uso em gestantes.
Cremes com hidroquinona
A hidroquinona (1,4-benzenodiol) é muito utilizada para eliminar manchas na pele, é um composto orgânico aromático, é um difenol, um agente despigmentante da pele. É utilizada topicamente no tratamento de despigmentação de manchas dermatológicas como melasmas, sardas, lentigos senis, hiperpigmentação pós-inflamatória, dermatite de berloque.
A hidroquinona atua nas células produtoras de melanina, os melanócitos, bloqueando a produção e aumentando a degradação dos melanossomos, os corpúsculos intra-celulares que armazenam a melanina. A hidroquinona também bloqueia a ação da enzima tirosinase, que tem participação na formação da melanina. Precisa ser usada regularmente.
Nano White
Esse ativo tem efeito antioxidante, associa o despigmentante de origem vegetal, o arbutin a outros ingredientes de efeito antioxidante, como as vitaminas C e E e a glutationa.
Belides
Obtido da flor margarida (Bellis  Perenis), é um clareador natural de alta eficácia que atua antes, durante e depois da formação da melanina na pele. Enfim, além de amenizar a produção de melanina, esse peeling tem polifernois e flavanóides,que são antioxidantes e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.
Peeling  ICP (Inovation Concept  Peel)
Peeling ICP contra manchas causadas pelo sol
Esse peeling é feito com a união de vários ácidos clareadores, como o salicílico, o retinóico  e o kójico. Esse mix remove a camada superficial da pele e é um tratamento para a eliminação de todos os tipos de manchas pigmentadas incluindo sardas, manchas da idade, cicatrizes. Ele é aplicado pelo médico e
deve agir no rosto durante 4 horas. Para dar o efeito necessário, é preciso pelo menos 3 sessões.
Fonte Blog de Deusa / beleza de moda

Nenhum comentário: