terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Alimentos e plantas medicinais que ajudam a limpar o fígado

O organismo elimina as toxinas principalmente através do fígado, que ajuda a desintoxicar e limpar o corpo, ao filtrar continuamente o sangue de toxinas que entram através do trato digestivo, a pele e o sistema respiratório, mas quando o fígado tem um excesso de trabalho como resultado de stress ou à exposição excessiva a toxinas, o sistema pode perder o equilíbrio e afetar seriamente a saúde.

Alimentos que ajudam a limpar o fígado

VERDURAS DE FOLHAS VERDES
As verduras de folhas verdes ajudam tanto a curar quanto a limpar o fígado devido à sua enorme quantidade de clorofila, que ajuda a eliminar as toxinas acumuladas no fígado e neutralizam as impurezas para proteger esse órgão. Além disso, esse tipo de verdura tem capacidade para neutralizar metais pesados, produtos químicos e pesticidas, e oferecem um mecanismo de proteção de grande alcance para o fígado. Dentre essas verduras podemos citar alcachofras, rúcula, dente de leão, espinafre, folhas de mostarda, chicória e abóbora amarga, que ajudam a aumentar a criação e o fluxo de bile, cuja substancia elimina os rejeitos provenientes dos órgãos e do sangue.
RÁBANO-PICANTE
O rábano-picante ajuda na digestão de gorduras, para manter o fígado saudável e estimular a ação digestiva; além do mais ajuda a regenerar e cicatrizar o fígado, ao mesmo tempo que limpa as toxinas acumuladas.
FRUTAS

Comer frutas frescas ajuda igualmente a se desfazer das toxinas, graças à presença de fibras,      que ajudam a eliminar aquelas e aceleram o sistema digestivo e o metabolismo de forma rápida, como as maçãs, peras, toranjas, kiwis, figos, mamão papaia, cerejas e ameixas dentre outras.

Plantas medicinais para ajudar a limpar o fígado

RAIZ DE DENTE DE LEÃO
A raiz de dente de leão ajuda a limpar e desintoxicar o fígado, e ajuda quando existem problemas causados especificamente por deficiências no fígado, como dores de cabeça, prisão de vento, fatiga, gota ou problemas de pele, entre outros. Além do mais possui um efeito diurético e pode ajudar a aumentar a secreção de bile.
RAIZ DE BARDANA
A raiz de bardana pode proteger as membranas mucosas e melhorar irritações devido a seu teor de inulina. Essa erva pode ajudar a reduzir a toxidade, especialmente de metais pesados, e pode estimular a produção de bile no fígado, eliminando as toxinas do organismo.
ALCACHOFRA
As folhas de alcachofra podem melhorar as funções de eliminação do fígado, e estimular a produção de bile, que ajuda a transportar as toxinas para fora do fígado e do intestino.
LEITE DE CARDO
Essa planta pode regenerar e proteger as células do fígado e graças a seu componente ativo: a silimarina, pode ajudar a regular as enzimas hepáticas; também pode tratar a hepatite e a cirrose hepática e prevenir a formação de cálculos biliares.

Evite

Evite comidas gordurosas e não saudáveis enquanto estiver limpando a vesícula biliar e o fígado; não consuma álcool, leite, bebidas com gás, frituras e alimentos processados.


      Blog de Deusa / melhor com saúde



Nenhum comentário: