sábado, 14 de fevereiro de 2015

O que causa o avc? acidente vascular cerebral?

Foi o que aconteceu com meu irmão.Preciso de respostas?

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma situação de emergência médica, e todos os esforços devem ser orientados para conduzir o paciente imediatamente para um centro médico especializado, onde possam ser tomadas todas as medidas necessárias para prevenir a evolução do quadro. 

O QUE É UM AVC? 
O AVC é um estado agudo de comprometimento cerebral provocado pela isquemia( interrupção do fornecimento de sangue) em determinada área do cérebro("Trombose"), ou pelo rompimento de vasos sangüineos dentro do cérebro, provocando hemorragia("Derrame cerebral"). 

QUAIS SÃO AS CAUSAS DO AVC? 
Tabagismo, Arritmias cardíacas, Diabetes(excesso de açucar no sangue), Dislipidemias(excesso de gorduras no sangue) e HAS(hipertensão arterial), são as causas mais freqüentes.Podemos citar ainda, Eclâmpsia, uso de anticoagulantes e abuso de drogas como álcool, crack e cocaína no casos dos AVCs por hemorragia. 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE AVC? 
Basicamente dois: 
a) AVC Isquêmico(Trombose): provocado pela isquemia cerebral, pode manifestar-se por um quadro neurológico que regride em menos de 24 horas (AIT), até um quadro neurológico permanente que pode ir de sequelas até à morte. 
b) AVC Hemorrágico(Derrame Cerebral): provocado pela ruptura de vasos intracerebrais que formam hematoma provocando isquemia regional e compressão interna do cérebro. 

Quais os sinais e sintomas no AVC ? 
A manifestação dos sintomas do AVC dependem da região do cérebro acometida, da extensão da lesão e consequentemente do dano cerebral final. É importante esclarecer que o SNC(sistema nervoso central), comanda inversalmente as nossas funções. Assim sendo: a doença que acometer o lado esquerdo do cérebro, se manifestará do lado direito do corpo e vice-versa. Os sintomas podem ser precedidos de queixas de cefaléia, vomitos, mal-estar geral e dormências no corpo e tontura. Os principais são: 
a) Disartria: dificuldade de articular as palavras("falar embolado"); 
b) Afasia: perda da fala; 
c) Paresia: diminuição da força em determinado membro do corpo( braço e/ou perna); 
d) Plegia: perda da força em determinado membro do corpo( braço e/ou perna); 
e) Desvio de comissura labial: é o repuchamento do canto da boca para um dos lados("boca torta"): dificulta a fala e a mastigação dos alimentos; 
f) Lagoftalmo: é a impossibilidade de fechar um dos olhos; 
g) Desorientação; 
h) Torpor e coma: é diminuição do nível de consciência; a pessoa fica com que dormindo e não responde satisfatoriamente quando solicitada;. 
i) Convulsões: estado em que a pessoa fica inconsciente e apresenta espasmos por todo o corpo. 

QUAIS OS CUIDADOS INICIAIS QUE SE DEVE TER COM UMA PESSOA COM AVC? 
As cuidados devem ser rápidos e imediatos visando a remoção do mesmo para um hospital num periodo mais breve possível. 
a) Facilitar a sua respiração; 
b) Desobstruir as sua vias aéreas superiores com a retirada manual de próteses dentárias, alimentos, secreções, etc; 
c) Em caso de vômitos, deixar o paciente em decúbito lateral( deitado de lado) para evitar a aspiração para os pulmões; 
d) Remover para um hospital. 

O AVC é uma das causas mais comuns de morte e invalidez permamente, tendo uma participação efetiva no número de internamentos em CTI, acometendo, às vezes, pessoas em seu momento mais produtivo da vida, transformando completamente a vida de paciente e familiares, comprometendo em muito a qualidade de vida de todos. Resta portando estar atento aos seus fatores de risco e procurar a assistência de um profissional qualificado pois neste caso, a prevenção ainda é o melhor dos tratamentos.



               Blog de Deusa / Yahoo!


Nenhum comentário: