sábado, 14 de fevereiro de 2015

Dicas de Deusa - ALHO: UMA AJUDA PARA O CORAÇÃO

Considerado um antibiótico natural, o alho é também muito benéfico para a saúde do coração. Vejas todos benefícios que este alimento cheio de nutrientes traz à saúde

O alho torna o sangue mais fluido e diminui a resistência das paredes das veias e artérias, 
melhorando então a pressão arterial e dando menos trabalho para esse músculo bombear 
nossa circulação, o que evita alguns problemas, como o infarto. Foto: Reprodução
Famoso por ser capaz de espantar vampiros e nem sempre deixar quem o come com um bom hálito, o alho é usado na culinária de diversas formas e pode ser um grande aliado da saúde, inclusive a dos pulmões. Desde a Idade Média ele era usado para esse fim, mas só hoje foi cientificamente descoberto e reconhecido. No caso das doenças respiratórias, as heroínas são duas substâncias chamadas alicina e aliina, que têm propriedades expectorantes, ajudando na eliminação do muco das vias aéreas. Isso porque elas estimulam terminações do trato digestório que ativam a liberação de secreções na boca, garganta e pulmões, diluindo o muco e causando sua secreção, o que impede o bloqueio da passagem do ar e facilita a respiração de quem tem bronquite ou asma. O alho também é considerado um antibiótico natural, ajudando na eliminação das bactérias e vírus, grandes culpados quando o assunto é bronquite aguda, por causarem inflamações no sistema respiratório inferior. Estudos indicam sua eficácia na eliminação de até 72 tipos desses antígenos. Além disso, ele tem propriedades que estimulam a vasodilatação e também a dilatação dos brônquios, impedindo a broncoconstrição típica desses quadros. Assim, acaba ajudando o ar a fluir melhor em seu caminho até os pulmões. Ele também é conhecido por ter propriedades anti-inflamatórias.

Modo de usar: É essencial que o alho seja consumido cru, para assim manter suas propriedades. Ele pode ser amassado e adicionado à comida, mascarando seu sabor. Caso use-o refogado, é importante não deixá-lo queimar, para que não perca suas propriedades nutricionais. O indicado é que ele seja cozido em temperaturas entre 40 e 60oC ou por no máximo 6 minutos quando a temperatura estiver elevada. Já a versão frita perde muitos nutrientes.


Conheça os benefícios de outros alimentos

Verdades e mentiras sobre a framboesa

Inhame: a maravilha da terra

Pera para prisão de ventre

Uma ajuda para o coração

O alho também é muito benéfico para a saúde do coração. Isso porque ele torna o sangue mais fluido e diminui a resistência das paredes das veias e artérias, melhorando então a pressão arterial e dando menos trabalho para esse músculo bombear nossa circulação, o que evita alguns problemas, como o infarto. Além disso, ele também ajuda a regular o colesterol e os triglicérides, taxas associadas sempre a doenças cardíacas, o que por si só já reduz riscos de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Porém, como todo alimento, não deve ser consumido em excesso, pois pode trazer efeitos colaterais, como mal hálito e problemas intestinais.


            Blog de Deusa / Viva saúde



Postar um comentário