sábado, 21 de fevereiro de 2015

Cinco dicas para se hidratar neste carnaval

1-Descanse e beba água a cada meia hora

Água: de 150 ml a 300 ml por dia Foto: Arquivo
Foto: Arquivo
Exercícios em tempo quente e úmido, como correr atrás do bloco de carnaval neste calor, fazem com que uma pessoa desidrate em 30 minutos. Respeite seus limites e beba água, suco ou algo parecido a cada meia hora, de 150 ml a 300 ml.
2- Regule o consumo de álcool 
Chope, com moderação Foto: Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo
Foto: Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo
É preciso beber, mas não vale álcool por que o efeito das bebidas alcoólicas é de desidratar o organismo. Café e outras bebidas cafeinadas têm efeito diurético, mas contribuem para a hidratação do corpo porque têm água também. Sucos, refrigerantes e bebidas doces também hidratam, mas a água costuma ser a melhor opção por não ter calorias extras.

3-Coma bem: 20% da água vem da comida
Maçã: 84% de água Foto: Arquivo

Foto: Arquivo
Uma pessoa consegue cerca de 20% da água do dia através da alimentação. Uma maçã tem 84% de água, uma banana tem 74% e um buquê de brócolis, 91%. Carne, pão, queijo também contêm água, mas vale misturar com vegetais e frutas para uma alimentação saudável.
4-Não há uma conta certa ideal de litros/ dia
Por dia, 3,7 litros para homens e 2,7 litros para mulheres Foto: Arquivo
Foto: Arquivo
O Instituto de Medicina, braço de saúde da Academia de Ciência americana, recomenda que homens consumam o equivalente a 3,7 litros de água por dia e, mulheres, 2,7 litros de água por dia - mas isso inclui toda a água de alimentos e bebidas.

5-Hidratação depende de idade, peso e até do gênero
Crianças desidratam mais facilmente Foto: FreeImages

Foto: FreeImages
A quantidade de líquido necessária depende de vários fatores, como a idade: crianças desidratam mais facilmente que adultos e idosos precisam de cuidados porque tendem a perder a noção de sede. Homens precisam de mais fluidos que mulheres, pessoas pesadas também.


                Blog de Deusa / O Globo



Postar um comentário