sábado, 28 de fevereiro de 2015

Dicas de Deusa-Conheça as melhores maneiras de se livrar de pernilongos dentro de casa

Quem mora perto de rios e córregos já está acostumado a sofrer com a infestação de pernilongos durante o verão. Em São Paulo, o mosquito não transmite nenhuma doença, mas a picada e o zumbido de suas asas já tiraram o sono de muita gente. Deixe a chinelada de lado e conheça os melhores métodos para se livrar do inseto dentro de casa.

Qual a melhor maneira de se livrar dos pernilongos?
Vassourada 
Saiba mais
Raquete elétrica 
Saiba mais
Mosquiteiro 
Saiba mais
Chinelada 
Saiba mais
Spray repelente 
Saiba mais
Ventilador 
Saiba mais
Repelente eletrônico 
Saiba mais
Ar-condicionado 
Saiba mais
Vela de citronela 
Saiba mais
Tela anti-mosquito 
Saiba mais VotarResultado parcial
"Primeiro, é importante ter em mente que o uso de repelentes químicos deve ser feito apenas em emergências. Os insetos desenvolvem resistência rapidamente, logo quanto mais se usa este método mais resistente o pernilongo pode ficar, reduzindo o efeito do spray ", afirma Eunice Santos Martini  Parodi, médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde.

"Além disso, estes produtos tem como princípio ativo o piretroide, que apesar de não ter muita toxicidade pode provocar alergias e reações desagradáveis. Então seu uso deve ser minimizado."

De acordo com Eunice, o método mais eficiente de se livrar da presença dos pernilongos dentro de uma residência já é antigo: basta selar portas e janelas. O uso de telas também é recomendado para casos extremos.

"O mosquiteiro, aquele véu que se coloca sobre a cama, também é uma solução eficaz, já que impede que o pernilongo se aproxime da pessoa que está dormindo", diz.

Óleos e essências à base de citronela também são uma boa solução. "É um repelente natural, então usar vela de citronela ou pulverizar o ambiente com a essência funciona bem."

O ventilador e o ar-condicionado, além de combaterem o calor, também ajudam a proteger de picadas. "As baixas temperaturas de um ambiente com ar-condicionado não agradam o pernilongo, que gosta de calor e umidade. E o ventilador desestabiliza o voo do mosquito, impedindo que ele se aproxime."

Prefeitura reduz ação e pernilongos invadem zona oeste de São Paulo
Prevenção
Segundo Eunice, a melhor solução é prevenir. O pernilongo se reproduz em água parada. Fossas e caixas de água devem ser tampadas. Calhas e vasos precisam estar ser mantidos secos, sem água acumulada. "Ralos entupidos também podem servir de criadouro para o mosquito".

                   Blog de Deusa / UOL






Postar um comentário