quinta-feira, 5 de março de 2015

Dislipidemia: você sabe o que é isso???

Batata frita…humm…delícia! Hambúrguer, queijos, salaminho, bacon, picanha: tudo delícia, mas… você sabe o mal que esses alimentos, se ingeridos em excesso, podem causar?

Imagem
A dislipidemia é um distúrbio que envolve o aumento dos níveis de gordura no sangue e envolve o colesterol e o triglicerídeo.

O colesterol é essencial para o funcionamento adequado do corpo humano. Ele está envolvido na produção de hormônios, dos ácidos biliares, auxiliando na digestão de gorduras, além de participar da construção de membranas celulares.

O triglicerídeo é um tipo de gordura que é utilizada como forma de armazenamento de energia. Se ingerirmos calorias em excesso, elas serão armazenadas em forma de triglicerídeos e, uma vez que o organismo necessite de energia eles serão disponibilizados para satisfazer a demanda do organismo.

A dislipidemia se dá através do aumento dos níveis sanguíneos de colesterol e/ou triglicerídeos e é fator de risco importante para doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral pois aceleram a aterosclerose, que é a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos e condição predisponente às doenças citadas.
Imagem

As dislipidemias podem ser de origem primária, quando têm causa genética, medicamentosa ou podem vir associadas à outras doenças como obesidade, hipertensão arterial e diabetes, mas em muitos casos, ela é secundária e está associada a uma alimentação inadequada, rica em gorduras saturadas e trans, aliada a um estilo de vida sedentário e muitas vezes acompanhada do tabagismo, outro fator de risco para as dislipidemias.

É importante manter os níveis de colesterol e triglicerídeos sob controle, uma vez que a dislipidemia não apresenta sintomas! O tratamento desse mal consiste em medidas farmacológicas e não-farmacológicas. Mas, muitas vezes, apenas a mudança no estilo de vida já é o suficiente para regularizar nossas taxas de gordura no sangue. Ter uma alimentação saudável, um estilo de vida com prática regular de atividade física, bem como interromper o tabagismo são fundamentais não só para o tratamento adequado, como também para a prevenção.
Imagem
Você sabia que…

Nos últimos 30 anos, a mortalidade por causas cardiovasculares tem aumentado substancialmente em países em desenvolvimento, tais como o Brasil.
Um estudo realizado há 15 anos em 9 capitais brasileiras, incluindo 8.045 indivíduos, demonstrou que 38% dos homens e 42% das mulheres tinham seus níveis de colesterol acima do desejável.
A prática regular de atividade física ( pelo menos 30 minutos , 5 vezes na semana), reduz os níveis de triglicerídeos e aumenta os níveis de HDL, o colesterol bom, fundamentais para não só para o tratamento adequado, como também para a prevenção.
Imagem

Imagem
Dicas de alimentação

Você deve preferir:

Carnes magras
Legumes e verduras
Frutas, suco de frutas
Laticínios desnatados
Pães, arroz e massas integrais
Feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, batata doce, mandioca
Chocolate amargo
Azeite, Óleos vegetais

Você deve evitar:

Carnes gordas, embutidos
Frituras em geral, maionese, creme de leite, bacon
Sorvetes, balas, doces, chocolates
Refrigerantes, bebidas alcoólicas
Laticínios integrais
Arroz branco, massas não integrais
Queijos amarelos
Gema de ovo

#Dica da diva:
Pense e reflita ao escolher o que irá comer. Pese na balança os benefícios e malefícios. Comece hoje mesmo a ter uma vida saudável e mexa-se! Sempre é tempo para mudar! Sempre é tempo para ser diva!



            Blog de Deusa / Diva,só que não!




Nenhum comentário: