sexta-feira, 6 de março de 2015

POR QUE MULHERES TÊM CÓLICAS MENSTRUAIS?





Segunda-feira, 6:30h da manhã, o despertador toca, mas você não tem coragem de sair da cama, pois sente cólicas menstruais terríveis e tem a impressão de que a qualquer momento algo vai sair  do seu útero por causa das contrações. A cabeça dói, o abdômen fica inchado e o remédio demora a fazer efeito. O problema afeta cerca de 80% das mulheres em algum momento da vida, segundo dados de uma pesquisa feita por um laboratório farmacêutico.

A primeira dica é investigar a causa da cólica, pois a dor pode ser sinal de algo mais sério como má formações uterinas,  endometriose, miomas, entre outras. Se após exames preventivos o ginecologista chegar à conclusão de que é uma dismonorreia essencial, ou seja, a cólica está relacionada aos eventos que antecedem a menstruação e não há interferência de outras enfermidades, o mais recomendado é utilizar medicamentos específicos para a dor. A ginecologista  Marta Curado sugere que três dias antes de ficar menstruada, a mulher tome, a cada 8 ou 12 horas (dependendo da orientação do médico), anti-inflamatórios não hormonais que vão impedir que o útero se contraia.

”A ideia é evitar que os sintomas apareçam. Os antiinflamatórios vão inibir a ação da prostaglandina, que causa as contrações. Na verdade, o útero se contrai para expulsar o endométrio (revestimento interno do útero), em forma de sangramento, quando o óvulo não foi fecundado”, explica Curado.

Em relação aos inchaços, o ginecologista Donizetti Ramos dos Santos explica que a partir da ovulação, o ovário passa a produzir mais progesterona, hormônio que retém mais sódio e água. “Por isso a mulher se sente inchada e até as mamas ficam mais sensíveis. Pode haver também alterações em vasos sanguíneos e artérias, que podem causar vasodilatação, responsável pela dor de cabeça que faz parte da TPM (Tensão Pré-Menstrual).”

SAIBA MAIS
ENTREVISTA
CÓLICAS MENSTRUAIS
ENDOMETRIOSE
ENDOMETRIOSE LEVA SETE MULHERES À CIRURGIA DIARIAMENTE EM […]
Dispositivos 

Para evitar as cólicas, a pílula anticoncepcional também pode ser uma arma poderosa, além de ser um método eficaz de contracepção. Alguns medicamentos permitem que a mulher fique totalmente sem menstruar. Mas, para algumas, os efeitos colaterais como dor de cabeça, náuseas e inchaço são bastante recorrentes.

Na opinião do médico, o DIU (dispositivo intrauterino ) de progesterona é uma das melhores ferramentas da medicina para acabar com esse problema específico da mulher. “Em um procedimento rápido, o dispositivo é inserido pelo ginecologista no útero da mulher. A progesterona é liberada diariamente durante um período de cinco anos. A maioria das mulheres para de menstruar e todos os sintomas da TPM vão embora. Se ela quiser engravidar, basta pedir para o ginecologista retirar o DIU e a menstruação volta normalmente. O dispositivo não atrapalha nada, nem as relações sexuais”, explica.
Cólicas menstruais quais as causas
mulher com dor
Que mulher nunca sofreu com cólicas menstruais? Entenda um pouco mais sobre essa dorzinha chata que incomoda grande parte das mulheres
Se há uma coisa que toda mulher tem ou já teve em pelo menos um momento de sua vida é a cólica menstrual, um verdadeiro drama para algumas mulheres durante muitos anos ou boa parte da vida, isso porque a maioria acredita que a cólica é algo normal e natural do organismo feminino. Porém segundo os médicos nenhuma dor é natural a não ser que seja a dor do parto.


Conhecida também pelos médicos como dismenorreia, ela causa uma dor muita vezes incapacitante que se irradia pelos membros inferiores, causada pela substância prostaglandina que é liberada no útero para sua contração e liberação do endométrio através da menstruação quando não ocorre a fecundação.






                            Blog de Deusa / Google


Nenhum comentário: