terça-feira, 24 de março de 2015

TOMAR AAS DIARIAMENTE AJUDA A PREVENIR DOENÇAS CARDIOVASCULARES?

remediosestatinas
Uma das medidas mais eficazes em caso de suspeita de infarto é tomar dois comprimidos de ácido acetilsalicílico enquanto se procura o resgate (exceto que for alérgico). A partir dessa orientação, muitas pessoas passam a ingerir por conta própria comprimidos do medicamento diariamente para prevenir o evento.

Entretanto, a automedicação pode trazer sérios riscos à saúde. A cardiologista Maristela Monachini, do hospital Sírio-Libanês, explica que não se deve criar esse hábito como prevenção primária, nem para infarto nem AVC (acidente vascular cerebral). “É importante deixar bem claro que esse tipo de remédio serve para diminuir a agregação de plaquetas e inibir a formação de coágulos no interior das artérias, e é indicado somente para pacientes que já tiveram um evento cardiovascular, pois quem já teve um evento cardíaco tem grande risco de sofrer outro. Já os indivíduos que tomam por conta própria porque ouviram falar que é bom devem ficar atentos, pois o AAS aumenta a incidência de hemorragias gástricas ou até em órgãos nobres, como o cérebro”.

Em caso de emergência, porém, deve-se fazer uso do medicamento. Ao perceber que alguém ou você mesmo sente uma dor súbita no peito que dura por mais de 20 minutos, começa a ter enjoos, dor de estômago e sudorese, tome dois comprimidos de AAS após chamar o resgate.

Como prevenção primária, pratique atividade física três vezes por semana, não fume, não abuse de alimentos gordurosos e tente evitar o estresse. Além disso, não deixe de fazer um check-up regular, pelo menos anualmente, que servirá para avaliar continuamente a saúde do seu coração.



      Blog de Deusa / CORAÇÃO ALERTA


Nenhum comentário: