sábado, 9 de julho de 2016

5 fatos importantes da história do Rio de Janeiro para o vestibular - Saiba o que estudar para acertar questões sobre a história do estado do Rio de Janeiro

Com o vestibular chegando a gente não precisa entrar em desespero! Apesar de toda a pressão que passamos nessa época do ano, ainda dá tempo de relembrar os momentos mais importantes da história do nosso país e do Rio de Janeiro e fazer aquela revisão para arrasar na hora da prova!
”É necessária a aplicação de uma análise social, espacial, demográfica, econômica e política dos temas apresentados. Assim, o candidato conseguirá unir conhecimentos relevantes direcionados aos temas indicados. Tradicionalmente, temas como a Revolta da Vacina, Era Vargas, República Democrática, passando pelos anos JK, Golpe de 64, entre outros são cobrados em história do Brasil,” diz o professor de história Francisco Moreira Junior, da Escola Dínamis, que te ajuda a entender algumas questões.

Dica: a UERJ costuma cobrar muito esse tipo de conteúdo.
rio de janeiro nerd

1 – A vinda da Família Real

A chegada da família portuguesa no Brasil fez com que houvesse um desenvolvimento urbano no Rio de Janeiro. Além das transformações urbanas, houveram transformações sociais, culturais, econômicas e políticas.

2 – A Economia Cafeeira

A economia cafeeira foi muito popular no Oeste Paulista, mas foi no Rio de Janeiro que a escala de produção pode atender ao mercado internacional. O café formou a sociedade e economia carioca do século XVIII, fazendo com que a cidade fosse uma grande fazenda cafeeira. A ideia de cidade era aplicada apenas para o centro da cidade.

3 – Revolta da Vacina

A Revolta da Vacina foi a principal revolta urbana da República Oligárquica, por isso, tem uma grande relevância social. Ela foi apoiada por vários setores da sociedade, apesar de ter sido marcada pela população negra e pobre. A revolta fez com que o transporte público fosse ampliado, bem como o escoamento populacional e a formação de favelas na cidade.
livro

4 – Era Vargas

Durante todo o período conhecido como a Era Vargas os despachos presidenciais aconteceram no Palácio do Catete, antes da mudança da capital para Brasília. Bem como o suicídio de Vargas, que também aconteceu na cidade do Rio de Janeiro.

5 – O Cais do Valongo ou Cais da Imperatriz

O Cais do Valongo foi por onde mais de 500 mil escravos africanos entraram no Brasil. Essa é uma descoberta recente, ou seja, as chances de cair na prova são bem altas. A UNESCO deu o título de Patrimônio Histórico da Diáspora Negra. A vinda dos escravos afetou a vida e o desenvolvimento do Rio. “Todas as características que podem ser observadas hoje em nossa cidade sofrem com a interferência do negro africano, seja na culinária, na música, na violência, na economia, na geografia, na sociedade e em outros diversos temas, a influência negra se faz presente”, ressalta o professor.
SERVIÇO
Se você quer saber ainda mais sobre a história do Rio, o site Descomplica vai promover um aulão gratuito para você arrasar nas questões da UERJ! O evento acontece no Boulevard Rio Shopping, para mais informações, acesso o evento do facebook.




            Blog de Deusa / Papo de BFF




Nenhum comentário: