domingo, 10 de julho de 2016

Qual óleo usar durante a dieta?


oleo-de-cozinha


Quem cozinha sabe: dependendo do que se for preparar, usar um pouquinho de óleo deixa os alimentos saborosos e com mais liga. Mas, durante a dieta, é preciso tomar cuidado com esse ingrediente, principalmente se for utilizado quente (e saturado)!
Um estudo realizado na Universidade da Califórnia, em Riverside (EUA), mostrou que o óleo de soja pode aumentar as chances de diabetes e obesidade. Ele é mais nocivo do que uma dieta rica em açúcar.
Este óleo é o mais consumido no Brasil, apesar de não ser muito recomendado pelos nutricionistas e endocrinologistas, que recomendam substituí-lo por óleo de coco, óleo de girassol, de linhaça, e muitos outros, sempre frios. Conheça os benefícios de cada um e escolha sua versão preferida.
Mas lembre-se: mesmo que eles ofereçam benefícios à saúde, é preciso consumi-lo em pequenas quantidade, para não prejudicar a dieta, hein?
Óleo de gergelim
Contém ômegas 6 e 9, além de sesamol, uma substância que protege o fígado de processos oxidativos. Dessa forma, ele ajuda o organismo a se livrar das toxinas e gorduras.
A indicação é uma colher (sopa) do óleo puro, em jejum, pela manhã. Ele também é bacana para temperar salada de folhas.
Óleo de macadâmia
Contém ômegas 7 e 9. O primeiro ajuda a manter a pele mais jovem. O segundo é capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Se esta for a sua escolha, consuma na salada, duas colheres (sobremesa) por dia são suficientes para dar um gostinho especial!
Óleo de linhaça
Extraído da semente, é mais rico em ômega 3 do que o salmão. Esse nutriente ajuda a reduzir os processos inflamatórios do corpo. Dessa forma, evita o acúmulo de gordura. Ele ainda prolonga a sensação de saciedade, por equilibrar os níveis de glicose no sangue.
Este óleo pode ser consumido na salada, juntamente com o azeite de oliva. Duas colheres (sopa) por dia são recomendadas.
Óleo de Girassol
Você é viciado em doces? Então, este óleo vai lhe ajudar controlar esse desejo. Isso porque ele contém triptofano, precursor do hormônio do bom humor, a serotonina.
Coloque duas colheres (sopa) nos pratos salgados, sempre depois que estiverem prontos.
Óleo de coco
Uma pesquisa americana provou que uma dieta de baixa caloria, aliada ao uso do óleo de coco, tem o poder de “derreter” a gordura da área abdominal. Ele ainda aumenta a saciedade, melhora o funcionamento do intestino.
Você pode substituir o óleo comum por ele, com um limite de até duas colheres (sobremesa) por dia para preparar os alimentos. Se quiser consumi-lo cru, bata no suco ou iogurte.
Controle a quantidade e a qualidade das calorias ingeridas 

O ContaCal é um contador de calorias que lhe informa não só a quantidade de calorias ingeridas como também a qualidade dessas calorias. Com isso você vai saber como ter uma alimentação mais saudável e balanceada. Isso é reeducação alimentar!
Você sabia que pessoas que mantêm diários de sua alimentação perdem até o dobro do peso que as que não têm o registro?
Se você ainda não está usando o ContaCal, seu diário alimentar virtual, o que você está esperando?



             Blog de Deusa / ContaCal



Nenhum comentário: