sábado, 9 de julho de 2016

7 maneiras de manter a saúde do cabelo - Especialistas ensinam como manter os fios saudáveis

Manter o cabelo saudável é muito mais do que “lavei e pronto”. Alguns cuidados são mais do que necessários para ter a saúde dele em dia.. Mas nem pense que são coisas difíceis e caras, não. Você vai ver que atitudes no dia a dia já dão um help para os seus fios e eles agradecem!

Cabelo molhado

gato molhado
Naturalmente, os fios e o couro cabeludo demoram para secar completamente. E dormir com eles molhados podem fazer um mal danado: a longo prazo, você ganha caspas, queda de cabelo e ainda danifica a maciez. “O couro cabeludo produz uma hidratação natural e, se os fios não estiverem secos, não absorvem as substâncias benéficas”, explica o hairstylist Leandro Neves.

Lavar todos os dias

niall horan banho
Se o seu tipo de cabelo pedir uma limpeza todos os dias, sim, você pode fazer isso sem problema. Os mais oleosos, por exemplo, precisam ser lavados com mais frequência por causa do aspecto que ganham com o tempo. Já os secos podem dar um oi para o chuveiro em dias alternados. Mas nem encane, se acha que deve lavar, vá em frente sem problemas.

Estragos do sol

bob esponja calor
Ele é capaz de danificar bastante o seu cabelo. Quando fica muito tempo exposto no calor, ele começa a perder as proteínas, ficando frágil e ressecado. Para evitar, aposte em produtos com proteção solar. Ah, invista também em penteados como trança ou coque, eles também dão uma ajudinha.

E o condicionador?

desenho animado cabelo
Não precisa exagerar nesse cosmético não, só um pouco nas pontas é o suficiente. O xampu “desregula o pH do cabelo, deixando as cutículas abertas e desprotegidas”, conta Leandro, e o condicionar vem justamente para regular isso.

Só as pontinhas

mulan cortando cabelo
Tem sem aquela dúvida: cortar só as pontas ajuda a crescer? Na verdade, não! O corte ajuda a eliminar (e evitar) pontas duplas e mais enfraquecidas. Isso faz com que as extremidades fiquem sempre fortes e aí, sim, ajudam na hora de garantir um cabelão saudável!

Troca de produtos

lego cabelo
Será que o cabelo acostuma com os produtos quando você usa várias vezes? Bom, mais ou menos… Se está acostumada a usar um para fios ressecados, por exemplo, quando ele absorver tudo o que precisa e se recuperar, vai “enjoar” do cosmético e pedir por um outro. Então, se perceber que o seu cabelo não está mais respondendo da forma esperada, é hora de trocar.Também dá para investir em um xampu antiresíduos uma vez ou outra.

Ai, essa caspa…

boneca frio vento
É, elas incomodam mesmo. E podem acontecer por diversos fatores: deixar os fios molhados e dormir, escova progressiva, passar condicionador na raiz… Ela não ter cura, mas dá para controlar, sim. “Com medicamentos receitados pelo médico ou loções capilares à base de ácido salicílico. Vale lembrar que você precisa se consultar com um médico especialista para saber se é mesmo caspa ou se há fungos também”, avisa a dermatologista Daniela Hueb.
* Texto: Maria Mazza/colaboradora * Consultoria: Leandro Neves, hairstylist, e Daniela Hueb, médica dermatologista.





          Blog de Deusa / Toda Diva / Beleza


Nenhum comentário: