sábado, 9 de julho de 2016

Óleo de abacate: benéfico para tratar diabetes e colesterol

Óleo de abacate: benéfico para tratar diabetes e colesterol

 óleo de abacate é popularmente conhecido como um aliado natural para deixar os cabelos mais sedosos e brilhantes, porém, os seus benefícios se estendem ao processo de emagrecimento e a prevenção de diversas doenças.
Ultimamente, este produto vem ganhando destaque nas lojas de produtos naturais e pode ser utilizado de várias maneiras para melhorar a nossa saúde.

Propriedades e benefícios

Devido ao seu elevado teor de ácido oléico, uma gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir o colesterol “ruim” (LDL) e aumentar o “bom” (HDL), o óleo de abacate atua na prevenção de doenças cardiovasculares, sendo um bom amigo do nosso coração.
O beta-sitosterol, presente neste óleo, também colabora para a saúde do coração e o seu consumo pode ser útil no tratamento de problemas de próstata, tais como câncer e hipertrofia prostática benigna. Além disso, alguns estudos indicam que o beta-sitosterol também é um ótimo alimento para diabéticos, pois colabora com o controle da glicemia e dos níveis de insulina.
O consumo do óleo de abacate também pode auxiliar no tratamento de infecções e doenças como câncer e HIV, prevenir doenças nos olhos, como catarata e degeneração macular e ainda melhorar a imunidade do organismo. Por ser rico em vitamina E, este óleo é considerado um poderoso antioxidante, inibindo a formação de radicais livres e o processo de envelhecimento precoce das células.
Foto: Reprodução/ internet
Para as pessoas que desejam emagrecer, associar o óleo de abacate a uma dieta saudável e à prática de exercícios físicos pode trazer ótimos resultados. Isto graças aos benefícios proporcionados pelo citado beta-sitosterol, que se une às gorduras saturadas de outros alimentos e impede a absorção das mesmas pelo organismo. Este óleo também reduz os níveis de cortisol (o hormônio responsável pela constante necessidade de comer) e impede o acúmulo de gorduras localizadas na região abdominal.
O poderoso óleo de abacate também pode auxiliar no tratamento de estrias e celulites, amenizar o aparecimento e a aparência das acnes e atuar no funcionamento regular do intestino.

Como consumir o óleo de abacate?

Para emagrecer e aproveitar os demais benefícios proporcionados pelo óleo de abacate, é possível consumi-lo puro, como tempero em molhos e saladas, em hortaliças cozidas e na finalização de pratos quentes.
Para quem quer utilizá-lo com finalidades cosméticas, este óleo pode ser aplicado diretamente sobre a pele, para a prevenção de rugas e a redução da flacidez e de manchas na pele. O óleo de abacate também pode ser aplicado nos cabelos secos, para proporcionar mais brilho e maciez aos fios.
Diferentemente de outros óleos, como o azeite, o óleo de abacate é resistente a temperaturas mais elevadas, mantendo a sua estrutura química, propriedades e benefícios. Desta maneira, este óleo é considerado o mais saudável no preparo de frituras, refogados e demais pratos quentes.
É importante ressaltar que, mesmo sendo saudável, o excesso de consumo do óleo de abacate também pode fazer mal. Este não é totalmente livre de gorduras e, por este motivo, o consumo deve ser feito moderadamente.


           Blog de Deusa / Remédio Caseiro



Nenhum comentário: