sábado, 9 de julho de 2016

Tira-dúvidas sobre higiene íntima - Algumas dicas e curiosidades podem ajudar na hora de manter a higiene íntima

s, não é fácil! Precisamos tomar alguns cuidados e ficar atentas para manter a higiene íntima. Por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas:

É recomendado o uso de absorventes diários?


Foto: Reprodução/Tumblr

Eles super dão a impressão de que você está limpinha e trazem uma sensação de bem-estar. Mas a secreção eliminada pelo organismo pode se acumular no absorvente e, em contato com a pele, pode proporcionar inflamações e infecções. É recomendado usá-los somente quando for muito necessário!

O que é deixar a região íntima ventilada?


A região vaginal também precisa respirar! Por isso, não é recomendado usar calças justas por muito tempo. Além disso, o tecido mais adequado para calcinha é o algodão, pois permite a transpiração. Outro método é dormir sem calcinha para evitar o abafamento da região.

Eu preciso lavar a vagina o tempo todo?



A higienização é superimportante. Mas não podemos esquecer que a vagina é um meio ácido e precisa manter o pH natural da região para impedir a proliferação de bactérias e fungos. Então, lavar demais a vagina pode desequilibrar a quantidade de micro-organismos presentes. Se não estiver menstruada, uma ou duas vezes ao dia já é o suficiente.

Qual o melhor método de depilação?

Foto: Reprodução/Tumblr
Foto: Reprodução/Tumblr
Não existem regras quando o assunto é depilação, o importante é você estar confortável! Mas não podemos esquecer que, quando o pelo é retirado, pode surgir alguns machucadinhos, o que facilita a possibilidade de infecção. Ou seja, os pelos auxiliam na proteção da região.

Quantas vezes preciso trocar de absorvente?

É recomendado que a troca seja feita em um período de quatro horas no máximo. Entretanto, isso varia de acordo com o fluxo menstrual da garota. O que não podemos esquecer é há uma alteração do pH durante a menstruação. Por essa razão, é primordial lavar a região sempre que possível nesse período.

Também é importante lembrar:

Dividir sabonete em barra pode facilitar a transmissão de bactérias. O sabonete líquido é mais seguro!
Perfume na região íntima pode causar irritação e mascarar algum cheiro de infecção. Evite!
O absorvente interno é uma boa solução para o período menstrual. O tempo para a troca continua sendo a cada quatro horas.
Após essas dicas, já dá pra garantir o conforto e saúde da sua região íntima!
Sel-se-sentindo-bem

Texto: Gabriela Carvalho/colaboradora


             Blog de Deusa / Papo de BFF






Nenhum comentário: