
O período da gravidez é maravilhoso, embora confuso às vezes, principalmente em relação à rotina das refeições. Para as mães que têm uma dieta especial, descobrir um plano de alimentação saudável pode ser ainda mais complicado. Se você é vegetariana ou precisa consumir alimentos sem glúten, não se preocupe: você pode continuar com a sua dieta durante a gravidez. Mas não se esqueça de mencionar isso ao seu médico, porque ele vai acompanhar de perto sua alimentação para garantir que você esteja ingerindo os nutrientes necessários ao seu bebê.
Claro, todas as gestantes precisam de alguns nutrientes e vitaminas, independente da dieta que estejam seguindo. Leia e saiba mais sobre os alimentos que você não pode deixar de lado.
Proteína: uma dieta saudável durante a gravidez deve ser repleta de proteínas, que proporcionam a energia necessária para o dia a dia e são essenciais para o desenvolvimento do seu bebê. Felizmente, a proteína é encontrada em uma infinidade de alimentos, como carnes, aves, ovos, laticínios, feijões, tofu, legumes e nozes. Procure comer três porções por dia.
Cálcio: uma dieta rica em cálcio é importante para o desenvolvimento do seu bebê e para você durante a gravidez. Iogurte, leite desnatado, queijo, cereais fortificados e folhas verdes escuras são ótimas fontes de cálcio.
Ferro: este importante nutriente ajuda no desenvolvimento do seu bebê, reduzindo a chance de anemia, baixo peso ao nascer e parto prematuro. Uma dieta com carne bovina, carne de porco, feijão, espinafre e aveia é rica em ferro.
Ácido fólico/folato: um nutriente muito importante para as mamães, o ácido fólico, dá suporte à placenta e ajuda a prevenir o desenvolvimento de espinha bífida, além de outras más-formações do tubo neural. Você vai encontrá-lo em suco de laranja, morangos, legumes, beterraba, couve-flor, ervilhas, massa, feijão e nozes.
Vitaminas: vitaminas do tipo A, C, D, E, riboflavina (ou B2) e zinco são fundamentais. A maneira mais fácil de incluir todas essas vitaminas em sua dieta é encher seu prato com legumes, frutas e cereais integrais.
Durante a gravidez, é importante seguir as orientações alimentares do seu médico??, principalmente se você tem uma dieta especial. Caso você não esteja ingerindo nutrientes suficientes, um suplemento pode ajudar, mas não deixe de conversar com o seu médico antes de incluí-lo em sua rotina diária. Lembre-se: quanto mais saudável for a sua alimentação, melhor será a saúde do seu bebê
Fonte : Blog de Deusa
Nenhum comentário:
Postar um comentário