Muitas pessoas associam as disfunções sexuais unicamente com o desempenho masculino. Mas a verdade é que as dificuldades para desfrutar plenamente do sexo ou alcançar o clímax apresentam-se também nas mulheres, mas em algumas ocasiões, por tabu ou falta de conhecimento muitas meninas não o admitem ou não compreendem que algo não está bem até entrarem na idade adulta. O sexo é e deve ser prazeroso para ambos, quando não é assim convém parar e avaliar a situação e encontrar as causas da falta de prazer. Em umComo.com.br apresentamos-lhe as disfunções sexuais femininas mais comuns para que consiga identificá-las e recorrer a um especialista se suspeita que sofre de alguma delas.
Foto: femmely.com
Anorgasmia
A anorgasmia é uma das disfunções sexuais mais comuns nas mulheres, e uma das maiores causas de consultas aos sexólogos por parte das mulheres. Trata-se da impossibilidade de alcançar os orgasmos, que se pode apresentar com ou sem prazer sexual.
Esta disfunção sexual feminina pode acontecer em qualquer etapa da vida da mulher e está associada especialmente ao aspeto psicológico, embora o consumo de determinados medicamentos, drogas o alterações hormonais possam influenciar também na capacidade de obter orgasmos. Existem muitas formas de combater a anorgasmia, mas é sempre recomendável a intervenção de um especialista em casos de frequente impossibilidade para alcançar o orgasmo.
Frigidez
A frigidez é uma das disfunções sexuais que várias vezes mais se ouve falar. Trata-se da ausência de desejo e prazer sexual, que se pode apresentar de forma parcial ou total. A frigidez pode dever-se a fatores físicos como problemas hormonais ou psicológicos, como medos, relação restritiva com o sexo, experiências passadas negativas, etc.
O tratamento para a frigidez requer a atenção de um especialista, pois dependendo da sua origem e tipo, podem ser aplicadas diferentes soluções.
Vaginismo
O Vaginismo consiste na contração involuntária dos músculos vaginais, impedindo ou dificultando a penetração e gerando dor ou desconforto e incômodos durante o ato. As mulheres que sofrem de vaginismo podem também ter problemas para introduzir outro tipo de objetos na sua vagina, como brinquedos sexuais ou tampões.
Dispareunia
A dispareunia é uma disfunção sexual que consiste no ardor, comichão ou dor durante a penetração que se pode apresentar de forma eventual e temporária ou de forma constante. Esta condição costuma se dever a fatores físicos como a secura vaginal, a inflamação dos lábios pequenos, infeções vaginais, malformações ou condições como a diabetes, ou a fatores psicológicos como a tensão arterial, o estresse ou a depressão.
Quando a dispareunia se apresenta por fatores físicos recomenda-se a intervenção de um ginecologista, no entanto se as dores e desconforto provêm de alguma condição psicológica o mais recomendável é que seja um sexólogo a analisar o caso.
Secura vaginal
A secura vaginal ou a falta de lubrificação durante a penetração é talvez um dos problemas mais comuns que as mulheres enfrentam no âmbito sexual. Têm múltiplas causas de origem física ou/e psicológica, e dependendo da sua origem será necessária ou não a intervenção de um especialista.
A importância de assumir que existe um problema
O sexo deve ser uma experiência agradável, um momento de prazer e intimidade com o(a) nosso(a) parceiro(a). Mas quando não se tem nenhum tipo de prazer, ou se apresentam muitos desconfortos durante o sexo, é recomendável analisar a situação e tentar determinar qual é o problema.
Se acredita que sofre de alguma disfunção sexual, então é recomendável visitar o seu ginecologista para uma revisão e para que a encaminhe a um terapeuta no caso de ser necessário. Falar com o seu parceiro também é importante, uma disfunção sexual não é motivo para se envergonhar e ninguém melhor para saber o que lhe acontece que o seu parceiro.
Fonte : Blog de Deusa / umcomo
Nenhum comentário:
Postar um comentário