Quem sofre de alergias sabe as dificuldades que passa para combater as alergias de que sofre. São vários os sintomas das doenças alérgicas respiratórias:
Comichão nos Olhos – associado à conjuntivite alérgica, caraterizada pelo inchaço e vermelhidão dos olhos, em determinada época do ano. Além de conjuntivite também pode estar a sofrer de rinite.
Espirros – obstrução nasal, comichão nasal e espirros são sinónimo de rinite alérgica. Muitas vezes é confundida com constipação, pois os sintomas são idênticos. Os alergénios responsáveis pela rinite são pólenes, ácaros, pelos de animais ou pó, que entram através do nosso nariz.
Tosse – além da tosse, contamos também com a dificuldade em respirar, pieira e cansaço; sintomas possíveis de asma brônquica que em Portugal afeta cerca de 10% da população. É uma doença súbita que pode manifestar-se após a prática de exercício físico.
Vermelhidão Cutânea – além das alergias respiratórias também podem surgir alergias cutâneas, como eczema atópico ou urticária, que começam com comichão intensa, pele seca ou aparecimento de babas vermelhas.
Prevenção Para Combater as Alergias
A prevenção pode parecer simples, mas nem sempre o é. Combater as alergias implica limpar, aspirar, arejar. Pois os principais responsáveis pelas alergias são os ácaros do pó que temos por casa.
Assim as principais medidas de prevenção para combater as alergias passa por evitar a exposição destes alergénios. Há que arejar e ventilar corretamente as divisões da casa (em especial do quarto). As janelas devem ser abertas diariamente (5 minutos é suficiente para reduzir o número de ácaros presentes na casa). Deve-se evitar a aplicação de acumuladores de pós e poerias como tapetes e alcatifas, da mesma forma que deve optar por lençóis de algodão ou sintéticos (estes devem ser lavados a 60 graus para eliminar os ácaros).
Quem for alérgico, se possível, deve evitar fazer a limpeza do pó em casa (se não puder evitar, faça-o devidamente protegido, recorrendo a uma máscara). Aconselha-se ainda a limpeza regular de cortinados, almofadas e sofás.
Sobre a Anafilaxia
A anafilaxia é uma reação alérgica grave, tão grave que pode provocar a morte, se não for devidamente tratada. É por este motivo que as alergias devem ser diagnosticadas logo na infância.
Sintomas de anafilaxia: prurido cutâneo; urticária; edema dos lábios, língua, pálpebras ou outros; tosse; pieira; náuseas; vómitos; cólicas abdominais; diarreia; dificuldade em respirar.
O Que fazer em Caso de Choque Anafilático: deve-se injetar imediatamente adrenalina, quem for alérgico deve ter em casa e ensinar aos seus familiares como proceder.
Causas da Anafilaxia: sobretudo em crianças, e devido a alimentos, leite de vaca, ovo, amendoim, frutos secos, frescos, marisco, peixe e trigo; ou por medicamentos, como anti inflamatórios e antibióticos; frio e picadas de insetos também são possíveis de provocar choques anafiláticos.
Tratamento Para Combater as Alergias
O tratamento para combater as alergias deve ser adequado à sua situação e nesse sentido deverá falar com o seu médico para avaliar quais são as alergias que tem e qual o melhor tratamento a seguir. A maioria toma anti-histamínicos para os proteger das alergias.
Fonte : Blog de Deusa / sítio da mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário