domingo, 26 de julho de 2015

Dicas de Deusa - Como emagrecer acrescentando o gengibre à dieta

                               Como emagrecer acrescentando o gengibre à dieta

Além de ajudar contra gripes e resfriados, esta raiz nos faz perder peso | Imagem: Reprodução
A raiz de gengibre é muito conhecida por diversas propriedades e utilizada especialmente em remédios caseiros e também na culinária.

Uma das mais conhecidas indicações de uso da raiz é para tratar doenças ligadas à gripes e garganta, especialmente com relação à voz! Sendo comumente utilizada pelas pessoas cuja voz é necessária nas profissões, como cantores e palestrantes, por exemplo.


O óleo essencial do gengibre contém diversas substâncias benéficas e medicinais, como: felandreno, cafeno e zingibereno. E a raiz ainda possui nutrientes como a vitamina B6, magnésio, cobre e potássio e é pouco calórica, pois tem apenas 46 calorias em 100 gramas.

Será que esta raiz  ajuda a emagrecer?
Atualmente, mais uma atribuição benéfica foi atribuída ao gengibre, já que algumas pessoas vem acrescentando a raiz à dieta para emagrecer!

Como o gengibre é um alimento considerado termogênico, já que, durante a digestão ele faz o organismo gastar maior quantidade de energia, isso acelera o metabolismo, o que contribui sim, com o emagrecimento!

É claro que não resolverá incluir a raiz na alimentação se a pessoa continuar sedentária e comendo de forma errada, por exemplo! Assim como qualquer outro método de emagrecimento, deve ser somado aos demais e formar um programa eficiente, aliando alimentação equilibrada, atividades físicas e essa raiz, que ajudará bastante!

A indicação, para emagrecimento, é de que se acrescente um pedaço da raiz, de dois centímetros, aproximadamente, aos sucos ou mastigando, três vezes ao dia. Se preferir, pode ser usado um pedaço de seis centímetros no preparo de um chá, que deverá ser tomado três vezes ao dia.

Além dessas, outras formas indicadas para usar são: a farinha, chás ou as cápsulas.

Aprenda algumas receitas, segundo nutricionistas, para variar o sabor e sempre consumir a raiz
FARINHA: corte uma raiz de gengibre em fatias bem finas. Deixe secando na sombra durante uma semana e, quando estiver seca, bata no liquidificador até que vire pó. Consuma uma colher de sopa dessa farinha por dia, misturando a farinha aos sucos, leite, iogurte, frutas e outros alimentos.
CHÁ: prepare um suco com ¼ de limão e 5cm de raiz de gengibre e reserve. Aqueça (até quase ferver) ½ litro de água e despeje sobre o suco reservado, acrescentando ainda: 4 cravos da índia e um pedaço de canela em pau. Deixe descansar por 10 minutos, coe e beba, preferencialmente após as refeições. Obs.: meio litro do chá de gengibre é a quantidade recomendada a ser consumida por dia, além disso, o gengibre nunca deve ser fervido para não perder suas propriedades.
CÁPSULAS: devem ser tomadas 3 cápsulas de 500mg ao dia, uma antes de cada refeição. Estas podem ajudar no emagrecimento, mas não tanto quanto a raiz  in natura.





             Blog de Deusa / Remédios caseiros






Nenhum comentário: