quinta-feira, 30 de julho de 2015

Saúde -Cuidados para evitar a dor no joelho após exercícios físicos

                                      dor no joelho

Quem nunca teve ou tem aquela dorzinha chata nos joelhos na hora de subir as escadas, dar uma corridinha ou até mesmo de ficar agachado durante muito tempo. É muito comum encontrarmos pessoas com dor no joelho, das 387 articulações que possuímos no nosso corpo, as articulações do joelho são as que mais incomodam. A maior articulação do corpo humano é a do joelho, ela é responsável pela sustentação e pela absorção do impacto nos membros inferiores e ela suporta a maior parte do peso corporal quando estamos em pé. Por isso esta articulação está mais suscetível a lesões, então devemos tomar um cuidado especial com ela.
Basicamente, existem dois problemas que causam dor no joelho: os traumatismos ou as degenerações. Os traumatismos ocorrem nas práticas esportivas, normalmente no futebol, tênis e vôlei. Nestes casos podemos ver lesões dos meniscos, cartilagem e ligamentos. As degenerações são pequenas lesões que vão se aglomerando, umas das suas causas são exercícios com sobrecarga elevada ou postura incorreta.

Dicas para evitar a dor no joelho

Pratique exercícios físicos que fortaleçam a musculatura das pernas, como por exemplo, a musculação. Caso você seja iniciante, dê preferência aos exercícios de baixo impacto;

Faça seus exercícios de forma correta e sempre tentando manter a postura corporal adequada, de preferência procure fazê-los com o acompanhamento de algum profissional da área;

 Mantenha um peso corporal regularizado, pois uma das principais causas dos problemas nos joelhos é o sobrepeso. Para que você tenha uma ideia, cada quilo a mais representa seis vezes a tensão exercida no joelho. Por isso, preocupe-se em manter o peso ideal para o seu porte físico e idade, alimentando-se de maneira saudável e praticando exercícios regularmente;

Cuidado com o uso exagerado do salto alto, use-o sempre com moderação, pois ele promove uma retração da musculatura e um desequilíbrio muscular;

                                            dor no joelho


Use um tênis que possua uma boa absorção de impacto para fazer os seus exercícios. Lembre-se que estes tênis possuem uma vida útil, então será necessário trocá-los a cada um ou dois anos, dependendo da sua utilização;

Alongue a sua musculatura com frequência, principalmente antes e depois das práticas esportivas. Também não se esqueça de aquecer o seu corpo antes de começar qualquer atividade física;

Evite usar aparelhos que prometem proteger e evitar a dor no joelho. Além de estes aparelhos custarem muito caro e serem complexos, eles são utilizados para casos muito específicos e sempre devem ser recomendados por um médico. Na maioria dos casos os especialistas não os recomendam, pois eles costumam fazer mais mal do que bem;

Experimente massagear os seus joelhos. Em último caso, caso a dor no joelho não tenha sido evitada, experimente fazer massagens calmantes com loções, como por exemplo, com uma loção à base de gaultéria. Esta loção em combinação com a massagem produz calor na região massageada, assim aliviando os sintomas da dor e dando uma grande sensação de conforto ao joelho.

Fique sabendo que dor no joelho não é normal, caso isso aconteça com você, procure sempre conversar com o seu professor ou médico.






                 Blog de Deusa / Doutíssima




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