sexta-feira, 24 de abril de 2015
Aula de Ciências -Corpo humano: conhecendo os sistemas do nosso
Descrição
Esta coleção tem como objetivo organizar aulas em que as crianças aprenderão sobre o corpo humano: seu funcionamento, seus órgãos e seus respectivos sistemas. Nas aulas 1 a 4 as crianças poderão aprender sobre o corpo humano como um todo, seus diversos órgão e sistemas. Em seguida, as aulas 5 e 6 trazem atividades que oportunizam às crianças conhecer o sistema esquelético, reconhecendo a sua importância para a sustentação do corpo humano e a constituição dos ossos no corpo humano. A aula 7 apresenta a possibilidade de aprender sobre os músculos como um sistema fundamental na estruturação do corpo humano, destacando suas funções em nosso corpo. Nas aulas 8 e 9 propõe-se atividades que buscam articular os sistemas muscular e esquelético como dois grupos de órgãos que se complementam no desenvolvimento de suas funções. Em seguida, as aulas de 10 a 14 apresentam atividades em que as crianças poderão conhecer o sistema digestório, destacando suas funções e a importância da alimentação para o bom funcionamento do intestino e do corpo como um todo. Nas aulas de 15 a 17 as crianças poderão ampliar seus conhecimentos a respeito dos órgãos que constituem o sistema respiratório, focalizando a função de cada um destes órgãos e como o corpo humano desenvolve a habilidade de respirar. A aula 18 aborda o conhecimento do sistema nervoso, compreendendo o seu funcionamento e suas características. De 19 a 21, a coleção apresenta aulas sobre o sistema reprodutor do corpo humano e destaca as semelhanças e diferenças na reprodução masculina e feminina e, ainda, traz as funções de cada parte destes sistemas. Na aula 22 as crianças poderão identificar os órgãos que compõem o sistema excretor e a função que cada um deles exerce neste sistema. A aula 23 desenvolve atividades em que as crianças poderão conhecer como o corpo se defende de agentes externos, destacando a função do sistema Imune e Linfático para a saúde do organismo. As aulas 24 e 26 favorecem o conhecimento do sistema circulatório e suas diversas partes com foco nas funções que desenvolvem no funcionamento do corpo. O aluno poderá aprender o que é o sangue, qual sua função e importância. Outro objetivo será aproveitar a temática e trabalhar a doação de sangue. A aula 27 oferta atividades em que as crianças poderão identificar e compreender a importância dos cinco sentidos: visão, paladar, olfato, audição e tato, destacando as funções de cada um no funcionamento do corpo humano. A coleção finaliza com aulas (28 a 30) em que as crianças aprenderão sobre hábitos cotidianos que produzem uma vida mais saudável, desenvolvendo atividades nas quais as crianças podem pensar e discutir acerca dos cuidados necessários com o corpo na perspectiva de uma saúde do corpo e da sociedade.
Autoria
EDNA MARIA DA SILVA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
Palavras-chave
corpo humano, saúde, sistemas, órgãos, funcionamento do corpo humano
Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR TEMA
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Lista de aulas da coleção (30 aulas)
# AULA AUTORIA
1 MEU CORPO, CONHECENDO UM POUCO MAIS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização
· Cuidar do próprio corpo; · Perceber as diferentes características; · Apontar diferenças e semelhanças; · Conhecer o próprio corpo e suas possibilidades
12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4453 acesso(s)
Glória Maria de Oliveira
COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
RIO DE JANEIRO RJ
Outros
2 Descobrindo nosso corpo - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | História
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural
Ensino Fundamental Inicial | Ética
Conhecer e identificar as partes do corpo; Reconhecer o próprio corpo e dos colegas; Desenvolver hábitos de higiene corporal; Perceber diferenças e semelhanças no corpo; Organizar um álbum explorando as mudanças corporais já ocorridas com cada um; Discutir com os colegas sobre...
16/05/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25909 acesso(s)
Laís de Castro Agranito
ESC DE EDUCACAO BASICA
UBERLANDIA MG
Alfabetização
3 O Corpo Humano
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa
Com estas aulas os alunos poderão aprender um pouco sobre o corpo humano; sua formação e funcionamento.
17/02/2009 Quatro estrelas 63 comentário(s) 467122 acesso(s)
Lívia Raposo Bardy
Universidade Federal de São Carlos
SAO CARLOS SP
Outros
4 O CORPO HUMANO E SAÚDE: INTEGRAÇÃO ENTRE OS ÓRGÃOS E SISTEMAS
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
1) Identificar os diferentes órgãos do corpo humano e suas respectivas funções 2) Discutir o funcionamento do corpo humano como um todo 3) Estabelecer correlações entre os diferentes órgãos e sistemas para o funcionamento do corpo 4) Reconhecer a importância de cuidados ligado...
01/12/2010 Três estrelas 4 comentário(s) 20674 acesso(s)
Zaida Barros Dias
ESC DE EDUCACAO BASICA
UBERLANDIA MG
Ciências Naturais
5 O nosso esqueleto
Ensino Fundamental Inicial | Artes
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa
Reconhecer a importância do esqueleto para a sustentação do corpo humano. Conhecer a constituição dos ossos. Conhecer algumas doenças ósseas. Comparar o esqueleto humano com o de outros animais. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua inter...
22/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 32329 acesso(s)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
BELO HORIZONTE MG
Ciências Naturais
6 Esqueleto humano
Ensino Fundamental Inicial | Artes
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física
Observar o corpo e perceber que o mesmo é formado por diversas partes, com diferentes funções; compreender a função do esqueleto; identificar por meio da interpretação de imagens o esqueleto humano; construir um esqueleto.
16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15715 acesso(s)
EDNA MARIA DA SILVA
NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
NATAL RN
Outros
7 Para que servem os músculos?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa
Conhecer as funções dos músculos em nosso corpo. Diferenciar contração voluntária de involuntária. Relacionar os diferentes tipos de músculos às suas funções. Conhecer células musculares. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.
22/11/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 19309 acesso(s)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
BELO HORIZONTE MG
Ciências Naturais
8 O Corpo em Movimento: Ossos e Músculos em Ação...
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
1) Identificar as estruturas e funções dos órgãos do sistema locomotor 2) Analisar a importância deste sistema para processo de movimentação e locomoção 3) Diferenciar movimentação de locomoção 4) Discutir a importância da alimentação e da prática de exercícios físicos para u...
11/01/2011 Quatro estrelas 10 comentário(s) 65116 acesso(s)
Zaida Barros Dias
ESC DE EDUCACAO BASICA
UBERLANDIA MG
Ciências Naturais
9 Articulações e movimento
Ensino Fundamental Inicial | Artes
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa
Conhecer como as articulações de nosso corpo ajudam em nossos movimentos; Entender o que são articulações; Relacionar as articulações ao trabalho conjunto de ossos e músculos. Relacionar as articulações com a exploração de diferentes ambientes. Desenvolver a leitura de textos ...
22/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16188 acesso(s)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
BELO HORIZONTE MG
Ciências Naturais
10 Sistema digestório: a viagem dos alimentos no corpo humano começa pela boca!!!
Ensino Fundamental Inicial | Saúde
Apresentar o sistema digestório às crianças. Identificar os órgãos que o compõem e a função que cada um deles exerce neste sistema. Reconhecer a contribuição deste sistema para o corpo humano.
12/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 28705 acesso(s)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
RIO DE JANEIRO RJ
Ciências Naturais
11 Aprendendo sobre a alimentação saudável e sistema digestório
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Inicial | Matemática
Desenvolver o senso de responsabilidade; Conhecer os hábitos de uma alimentação saudável; Conscientizar da importância de se alimentar corretamente; Compreender a importância da mastigação, na digestão dos alimentos; Reconhecer alguns órgãos do sistema digestório; Elaborar tex...
30/08/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 46707 acesso(s)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
ESC DE EDUCACAO BASICA
UBERLANDIA MG
Alfabetização
12 SISTEMA DIGESTÓRIO
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
O ALUNO CONHECERÁ COMO SE DÁ O FUNCIONAMENTO DO SISTEM RESPONSÁVEL PELA ABSORÇÃO DOS ALIMENTOS E EXTRAÇÃO DE PROTEINAS, VITAMINAS E OUTROS BENEFICIOS PARA O CORPO HUMANO, ASSIM COMO O RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DO RESIDUOS QUE DEVEM SER ESPELIDOS DO NOSSO ORGANISMO.
02/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5209 acesso(s)
IVO RASSWEILER
EEM VITOR MEIRELLES
JARAGUA DO SUL SC
Apoio Escolar
13 Nosso intestino: absorção de nutrientes
Ensino Fundamental Inicial | Artes
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa
Reconhecer a função das microvilosidades intestinais no processo de absorção de nutrientes; Diferenciar intestino delgado de intestino grosso; Relacionar a absorção dos nutrientes com a transformação de energia no organismo humano. Relacionar a alimentação com o bom funcioname...
17/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 15686 acesso(s)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
BELO HORIZONTE MG
Ciências Naturais
14 O combustível que estou utilizando é suficiente para movimentar meu corpo?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física
Ensino Fundamental Inicial | Saúde
Identificar quais alimentos são compostos de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais; Identificar os tipos de nutrientes que ingerimos durante nossa rotina alimentar; Avaliar se está tendo uma alimentação equilibrada.
26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2557 acesso(s)
LEANDRO REZENDE
ESC DE EDUCACAO BASICA
UBERLANDIA MG
Educação Física
15 Vamos descobrir como funciona o sistema respiratório?
Ensino Fundamental Inicial | Saúde
Identificar a função do sistema respiratório para o corpo humano. Reconhecer os órgãos que o compõem e como estes funcionam. Conhecer a contribuição do sistema respiratório para o corpo humano.
02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9721 acesso(s)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
RIO DE JANEIRO RJ
Ciências Naturais
16 Introdução ao Sistema Respiratório
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Identificar as principais características do sistema respiratório.
18/07/2008 Quatro estrelas 10 comentário(s) 16400 acesso(s)
Alessandra Kemper
Universidade de Brasília
BRASILIA DF
Biologia
17 Conhecendo nossa respiração
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Inicial | Saúde
Reconhecer como acontece a respiração pulmonar. Comparar o sistema respiratório humano com o de outros seres vivos. Conhecer a anatomia do sistema respiratório. Realizar atividade prática para facilitar a compreensão do assunto. Conhecer as principais doenças respiratórias hum...
17/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9144 acesso(s)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
BELO HORIZONTE MG
Ciências Naturais
18 Sistema nervoso
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física
Compreender como o sistema nervoso funciona; conhecer a função do sistema nervoso; identificar as características do sistema nervoso; identificar por meio da interpretação de imagens a organização do sistema nervoso.
16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9186 acesso(s)
EDNA MARIA DA SILVA
NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
NATAL RN
Outros
19 O COMEÇO DA VIDA HUMANA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual
Entender como funcionar o sistema reprodutor feminino. Compreender como acontece o nascimento de um bebê humano.
21/08/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10196 acesso(s)
Gilka Silva Pimentel
NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
NATAL RN
Outros
20 Sistema Reprodutor Masculino
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual
Identificar os órgãos do sistema reprodutor masculino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos de sistema reprodutor masculino; Conhecer alguns métodos contraceptivos e sua eficácia; Respeitar colegas que apresentam desenvolvimento físico e emocion...
25/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 42497 acesso(s)
Amélia Pereira Batista Porto
ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
BELO HORIZONTE MG
Ciências Naturais
21 Sistema reprodutor feminino
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Matemática
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual
Identificar os órgãos do sistema reprodutor feminino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos do sistema reprodutor feminino; Relacionar ovulação, período fértil, menstruação e gravidez; Interpretar gráficos sobre os índices de gravidez na adolescê...
25/08/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 35269 acesso(s)
Amélia Pereira Batista Porto
ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
BELO HORIZONTE MG
Ciências Naturais
22 Conhecendo nossa Excreção
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Inicial | Saúde
Identificar a urina como excreta e sua função na excreção humana. Diferenciar excreta de resíduos da digestão não absorvidos pelo corpo (fezes). Reconhecer órgãos importantes do Sistema Excretor. Identificar o tipo de excreta com o ambiente e anatomia do ser humano. Desenvolve...
17/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 8051 acesso(s)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
BELO HORIZONTE MG
Ciências Naturais
23 Defesas de nosso organismo: Sistema Linfático e Imune
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Inicial | Saúde
Identificar como o nosso corpo se defende de agentes externos. Relacionar estas defesas ao Sistema Imune e Linfático. Identificar a localização anatômica dos órgãos do Sistema Linfático. Identificar onde são produzidas algumas células do sistema imune. Desenvolver a leitura de...
17/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 24670 acesso(s)
Marina Silva Rocha
ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
BELO HORIZONTE MG
Ciências Naturais
24 Onde é fabricado nosso sangue?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Inicial | Matemática
Ensino Fundamental Inicial | Saúde
Descrever as principais funções da medula óssea. Identificar medula óssea. Relacionar a medula óssea à fabricação de células sanguíneas. Localizar a medula óssea no corpo. Identificar as principais células produzidas na medula óssea. Desenvolver a leitura de textos científicos...
17/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9056 acesso(s)
Marina Silva Rocha
ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
BELO HORIZONTE MG
Ciências Naturais
25 Sangue
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Saúde
O aluno poderá aprender o que é o sangue, qual sua função e importância. Outro objetivo será aproveitar a temática e trabalhar a doação de sangue.
05/03/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2133 acesso(s)
Equipe
UFSCar Biologia
26 CORAÇÃO: FUNÇÃO NO CORPO HUMANO, SAÚDE E DOENÇAS
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
1) Investigar como funciona o coração no corpo humano, 2) Investigar porque ele trabalha independente da nossa vontade, 3) Relacionar frequência cardíaca e prováveis doenças
01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3913 acesso(s)
Zaida Barros Dias
ESC DE EDUCACAO BASICA
UBERLANDIA MG
Ciências Naturais
27 O corpo e os órgãos dos sentidos
Ensino Fundamental Inicial | Saúde
Reconhecer as partes do corpo humano. Compreender as funções das partes do corpo. Identificar e compreender a importância dos cinco sentidos: visão, paladar, olfato, audição e tato.
01/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 2626 acesso(s)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
COL DE APLICACAO JOAO XXIII
JUIZ DE FORA MG
Língua Portuguesa
28 A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física
Ensino Médio | Educação Física
Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento...
ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
BELO HORIZONTE MG
Educação Física
29 Corpo doente x corpo sadio.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Saúde
Identificar as regularidades em um corpo sadio para compreender sinais que indicam doenças; Entender que o equilíbrio do corpo depende de sua interação com o ambiente; Reconhecer o estado de saúde vinculado aos fatores físicos, psíquicos e sociais.
Alfabetização
30 Qual o significado de vida saudável?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Saúde
Identificar saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Refletir sobre atitudes que podem favorecer uma vida saudável; Produzir textos informativos em forma de cartazes, para apresentação em sala de aula.
Blog de Deusa Portal do Professor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário