terça-feira, 28 de abril de 2015

O que o batom nude é para você


Esse é um assunto que eu estou querendo levantar aqui há tempos, e hoje é o dia! Vamos falar sobre nude. Nude, cor-da-pele, cor-de-boca… Muito mais do que uma cor específica, tipo azul cobalto, rosa fúcsia, verde limão, o nude é um conceito.

Isso para já esclarecer que o batom que é nude em mim pode ficar bizarro em você, e vice-versa. Exemplo rápido: a Bárbara, menina muito chique e fina que trabalha lá na Vogue, sempre usa um batom que me deixa obcecada. Ele chama Honeylove, da MAC, lindo nela, o nude PERFEITO, que fica um horror em mim.
 E ela nem é tããão mais morena do que eu. Mas é assim mesmo que funciona, e se eu vivo falando aqui do Myth e do Fleshpot e do Cream Color Base do Ungaro que nem existe mais na linha da MAC, não significa que essas cores vão ser o nude de vocês. Ao contrário do Snob, por exemplo, que eu super amo em qualquer mulher, com qualquer tom e sub-tom (existe essa palavra??) de pele, ou do Hue, que apesar de apagadinho (mais sobre a seguir) é rosa e portanto não é nude. Porque nude é pele, e peles são beges, por mais que o sub-tom (de novo, me apeguei já) seja amarelado, esverdeado, amarronzado ou rosado.

nudes
Algumas amigas fãs do nude!! Pra todos os tons de pele

Acho que deu para sacar a ideia geral. Mas para piorar, temos um detalhe fundamental: nude não é = a cor-de-boca. Cor-de-boca é = a cor da sua boca, um conceito bem 90’s, do batom que realça seus lábios sem parecer batom, e que pode passear entre os tons de marrom e rosados mas sempre um tom mais forte. Nude é = a boca apagada. Apagada, menos ou mais, mas apagada, uma ideia que pode espantar mães e avós adeptas do “batonzinho pra dar uma corzinha no rosto”, mas que é muito mais “hoje” do que o boca 90’s, falando em estética (não que seja proibido usar a cor-de-boca, claaaaro né pessoal).

Voltando… o objetivo do nude é aproximar os lábios do tom da pele, criando um visual monocromático que eu particularmente amo e que Balenciaga acredita tanto que é só o que coloca na passarela, há muitas e muitas estações. (E eu acredito em Balenciaga…) Nudes são beges mais claros ou mais escuros, com sub-tons rosados ou alaranjados, e é basicamente esse twist que vai fazer ele ficar bom em você. Por isso é praticamente impossível eu conseguir responder por exemplo qual é o batom nude da Rihanna, ou da J.Lo, ou da Keira Knightley, porque cada uma tem o seu “particular”.



Eu odeio regras do tipo “se você tem a pele assim, escolha esse”, não sei brincar desse jeito, acho que tem mesmo é que experimentar. NA BOCA, que é onde você provavelmente vai usar o batom. Então não desanime se o batom que fica nude na sua amiga ficar ruim em você, o seu está por aí em algum lugar te esperando!

Olha outro exemplo: no desfile da Gloria Coelho, o Phillippe Chansel maquiador queria tanto que as modelos fossem monocromáticas que optou por corretivo no lugar do batom. Assim, cada uma tinha sua própria mistura, igualando os lábios ao tom da pele.

Por experiência própria posso dizer que é muito muito muito difícil uma pessoa fantasminha como eu encontrar um nude nacional. Claro, ninguém quer fazer batom pra minoria pálida porque não vai vender horrores como os outros, e a maioria das gamas já sai de um tom de nude que pra mim fica marrom escuro. Dá pra entender né? Para apagar a minha boca e ficar da minha cor, o batom tem que ser muito mais claro do que o da maioria das brasileiras. E, quando tem algum que poderia dar certo, ele é cintilante, o que não me apatece. Então fico com meu arsenal de nudes MAC e mais o corretivo, que é sempre amigo nos momentos desfalcados de make.


Ah, pra concluir, falando em cintilante, temos o quesito textura. Eu gosto mais de mate ou quase mate, mas o nude pode ser de qualquer jeito, até com gloss por cima (alô J.Lo) contanto que dê o efeito monocromático com a pele.







                            Blog de Deusa / Vogue




Nenhum comentário: